Do Kwon, o sul-coreano criador do falido ecossistema cripto Terra (LUNA), teve sua extradição para os Estados Unidos concluída nesta terça-feira (31), conforme confirmou o primeiro-ministro de Montenegro, Milojko Spajic.
“Hoje, Montenegro concluiu a extradição de Do Kwon para os Estados Unidos para enfrentar acusações no caso Terra/Luna”, escreveu Spajic no X. “Nossa nação recebe de braços abertos a inovação e empreendedores legítimos de cripto, IA e outras tecnologias – mas temos TOLERÂNCIA ZERO PARA FRAUDE. Essa extradição demonstra nosso compromisso inabalável com a justiça internacional e o estado de direito.”
Leia Também
O ministério do interior de Montenegro informou, em outro comunicado, que o empresário foi entregue às autoridades competentes dos Estados Unidos e a agentes do FBI para responder a processos criminais no país, relacionados a acusações de conspiração para cometer fraude, repercutiu o South China Morning Post.
Além dos EUA, Kwon também é alvo de diversas acusações na Coreia do Sul por ter enganado milhares de investidores sobre a estabilidade do ecossistema Terra e suas criptomoedas — LUNA e UST —, em uma fraude que resultou em perdas de cerca de US$ 40 bilhões para investidores e abalou todo o mercado de criptomoedas. Em Seul, ele também pode ser responsabilizado pela falência de sua empresa Terraform Labs.
Por enfrentar acusações criminais tanto nos EUA quanto na Coreia do Sul, os países travaram uma longa batalha para decidir quem teria o direito de extraditar Do Kwon de Montenegro, onde ele estava preso desde março de 2023. No fim, as autoridades americanas saíram vitoriosas.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.