O empresário chinês Jihan Wu, cofundador da gigante de mineração de bitcoin Bitmain, voltou a ocupar o cargo de diretor-executivo da empresa após um período de disputas internas e judiciais com o também criador da empresa Micree Zhan.
De acordo com uma atualização de registro comercial feita na segunda feira (14), Wu aparece novamente como CEO da ‘Beijing Bitmain Technology’, a entidade operacional por trás da Bitmain.
Após a mudança, a empresa disse que os conflitos internos prejudicaram sua participação de mercado, sua imagem e marca. A respeito por Micree Zhan, que ocupava o cargo maior da entidade até então, a Bitmain disse que o respeito pelo maior acionista continua o mesmo.
Zhan havia sido deposto em outubro passado por Wu, mas no início deste ano acabou recuperando na Justiça o controle da Bitmain .
“Wu Jihan é o representante legal da Bitmain. Nosso respeito Sr. Micree Zhan permanece o mesmo”, diz uma nota enviada pelo Wechat direcionada a clientes, funcionários, parceiros e colegas da imprensa.
Segundo a nota, a empresa disse que se compromete a uma restauração total para que tudo volte ao normal tanto internamente quanto em suas subsidiárias e afiliadas.
“Os funcionários do Bitmain Group esperam que todas as partes envolvidas possam evitar maiores danos aos interesses de todos e retornar à essência de uma empresa de tecnologia, escreveu a empresa, acrescentando:
“A Bitmain não esquecerá suas aspirações originais e sempre seguirá a visão de se tornar uma empresa de tecnologia líder mundial”.
Briga por direção da Bitmain
Segundo o Coindesk, em outubro do ano passado Wu destituiu Zhan do cargo de diretor-executivo e de representante legal da entidade, embora ele fosse o maior acionista.
Na época, Wu alegou que empresa sob a liderança de Zhan durante 2019 causou sérios problemas, incluindo uma queda significativa na participação de mercado da do setor de mineração.
Em dezembro, Zhan abriu um processo nas Ilhas Cayman sobre a legitimidade da ação de Wu e conseguiu retomar o cargo. Contudo, segundo o site, ainda há possibilidades de reviravoltas, já que o caso não foi encerrado.