Um tribunal nigeriano retirou as acusações e autorizou a libertação do executivo da Binance, Tigran Gambaryan, que estava detido no país desde fevereiro.
O caso contra o executivo da Binance e ex-agente do IRS, que era chefe de conformidade de crimes financeiros na exchange de criptomoedas, foi encerrado devido à sua saúde debilitada, segundo reportagem da Bloomberg.
Gambaryan foi detido em fevereiro, quando viajou para a Nigéria para negociar com as autoridades sobre o banimento de vários plataformas de negociação de criptomoedas. Durante esse período, ele foi obrigado a entregar seu passaporte e foi levado sob custódia.
Isso aconteceu ao mesmo tempo em que o gerente regional da Binance para a África, Nadeem Anjarwalla, escapou da prisão e fugiu do país em menos de um mês. Enquanto isso, Gambaryan permaneceu detido na Nigéria, com sua saúde começando a se deteriorar.
Durante seus oito meses de detenção, o ex-agente do IRS sofreu com malária, uma infecção pulmonar e uma hérnia de disco que limitava sua mobilidade. Segundo sua família e autoridades dos EUA, esses problemas de saúde não foram tratados adequadamente, o que agravou sua condição.
Em julho, o congressista dos EUA, French Hill (R-AR), visitou Gambaryan na prisão nigeriana e afirmou que sua saúde estava “deteriorando” enquanto estava sob custódia. Um mês depois, um porta-voz da família disse que sua saúde havia piorado significativamente, descrevendo-a como “chocantemente ruim”. Durante todo esse tempo, as autoridades nigerianas insistiam que a saúde de Gambaryan estava “bem”.
A equipe do executivo da Binance acredita que sua hérnia de disco exige uma cirurgia especializada e de alto risco, que ele não está recebendo na Nigéria. Como resultado da falta de tratamento, ele precisava de ajuda para caminhar e chegou a desmaiar durante uma audiência no tribunal, pois não conseguia ficar de pé sem apoio.
Duas semanas atrás, Gambaryan teve a fiança negada por “motivos médicos”, apesar de sua família afirmar que ele atendia aos requisitos. Isso levou ao adiamento de seu julgamento por uma semana, devido ao seu estado de saúde, que o impediu de comparecer a uma audiência marcada. A próxima audiência de Gambaryan estava agendada para sexta-feira, 25 de outubro, mas as acusações foram retiradas e isso não será mais necessário.
O ex-agente do IRS esteve detido na Nigéria por oito meses, com autoridades do governo dos EUA lutando por sua libertação. Uma resolução instou o governo a classificá-lo como “detido ilegalmente ou injustamente”, sob o mesmo ato que resultou na libertação da estrela da WNBA, Brittney Griner, da Rússia.
O congressista Rich McCormick, representante local de Gambaryan na Geórgia, disse que a “preguiça” relacionada ao mercado de criptomoedas, combinada com a política internacional “fraca” de Biden, foi a culpada pela lentidão na ação sobre esse caso.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.