Desconto do Grayscale Bitcoin Trust diminui com o aumento do otimismo dos ETFs

Mercado cripto está animado com a perspectiva de aprovação de um ETF de Bitcoin à vista e expectativa afeta nível do desconto
Imagem da matéria: Desconto do Grayscale Bitcoin Trust diminui com o aumento do otimismo dos ETFs

(Foto: Shutterstock)

O otimismo em torno da possível aprovação de um ETF de Bitcoin à vista ajudou a levar o desconto do Grayscale Bitcoin Trust para 10,35% abaixo de seu valor patrimonial líquido, seu nível mais baixo desde julho de 2021, de acordo com dados do Ycharts.

O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) permite que os investidores negociem ações em trusts que detêm grandes pools de Bitcoin, com cada ação acompanhando o preço do Bitcoin — mesmo que apenas aproximadamente. Desde fevereiro de 2021, o GBTC tem sido negociado com um desconto em relação ao preço real do Bitcoin, caindo até 48% em dezembro de 2022.

Publicidade

Há muito tempo a Grayscale tem a ambição de converter o Trust em um fundo negociado em bolsa (ETF), o que permitiria que ele fosse negociado “como uma ação em uma bolsa de valores nacional, como a NYSE Arca ou a Nasdaq”, de acordo com o diretor jurídico da Grayscale, Craig Salm.

Até o momento, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) rejeitou todos os pedidos de ETF de Bitcoin, inclusive o da Grayscale — mas em outubro de 2023, o Tribunal de Apelações ordenou que o órgão regulador analisasse o pedido da Grayscale depois que a empresa processou a SEC por se recusar a permitir a conversão do fundo em um ETF.

Nível de desconto no GBTC (Gráfico: YCharts)

Embora a SEC ainda possa rejeitar a solicitação da Grayscale, ela precisaria encontrar novos motivos para fazê-lo, pois sua justificativa anterior — de que o mercado futuro de Bitcoin não está suficientemente conectado ao mercado à vista — foi considerada insuficiente.

A ordem judicial acompanhou uma onda de otimismo sobre a possível aprovação de um ETF de Bitcoin à vista, após a entrada da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, na briga em junho de 2023. Nas últimas semanas, a BlackRock continuou a estabelecer as bases para seu próprio ETF de Bitcoin, com um ticker listado pela Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) no final de outubro.

Publicidade

A perspectiva de aprovação de um ETF de Bitcoin à vista impulsionou o mercado de criptomoedas, com o Bitcoin subindo para uma alta de 18 meses de mais de US$ 37 mil na última semana. No momento da publicação, o Bitcoin se estabilizou em cerca de US$ 37 mil, sendo negociado sem alterações no dia e com alta de 5,4% nos últimos sete dias.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.