Descentralização da Reputação: Uma Nova era de Avaliações Online

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Por Olga Grinina

A luta por opiniões verdadeiras

Na era das falsas notícias e escândalos de privacidade de dados, a autenticidade da opinião e das críticas on-line é desafiada todos os dias. E a luta é real: robôs, bots e agentes clandestinos – programados ou pagos – estão lutando pela atenção do consumidor. Hoje, criar críticas positivas ou negativas que sejam completamente falsas e empregar táticas de black-hat para aumentar os lucros é algo comum. No entanto, avaliações on-line geralmente provaram ser muito úteis para empresas e consumidores, e há uma prova disso. As plataformas de revisão têm sido o local para compartilhar opiniões valiosas e uma força motriz para as empresas obterem feedback dos clientes. Mas como os usuários podem ter certeza de que suas resenhas não serão editadas ou excluídas posteriormente?

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Quanto às empresas, elas agora duvidam do fato de que essas resenhas são escritas por pessoas reais: na era da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, é difícil programar um mecanismo de revisão automática que geraria análises “robóticas”?

O blockchain vai tornar as revisões autênticas novamente?

A tecnologia Blockchain hoje subiu no desenvolvimento tecnológico popular e está criando impulso. Alavancar o livro-razão distribuído para gerenciamento de reputação online pode trazer um enorme valor – e aqui está o porquê. Em primeiro lugar, a plataforma de revisão baseada em blockchain forneceria aos usuários, comerciantes e terceiros uma visão clara dos mecanismos e regras que regem as revisões, bem como a transparência das atividades. A imutabilidade das avaliações e a oferta de uma única fonte confiável de informações que não podem ser alteradas por nenhuma das partes – ou pelo menos sem que ninguém perceba – é outro ingrediente essencial para a credibilidade.

E enquanto falamos, as soluções que buscam criar uma situação vantajosa para a indústria de resenhas online estão surgindo no mercado. A primeira tentativa que existe há quase um ano e prestes a lançar sua primeira versão operacional 1.0 com um monte de betas antes é Revain. Ao criar uma plataforma que ofereça uma única fonte confiável de informações que não podem ser alteradas por nenhuma das partes, pelo menos não sem que ninguém perceba. A plataforma busca estabelecer a confiança entre todas as partes interessadas e gerar um maior senso de responsabilidade para ambos os revisores que são incentivados a dar opiniões genuínas e as empresas responsáveis ​​por fornecer reação apropriada a possíveis críticas. A autenticidade das revisões é obtida pelo método de operação, no qual os fragmentos das revisões são processados ​​por máquinas manualmente e depois são salvos no blockchain. Portanto, há uma garantia de que esses comentários não serão editados posteriormente. Tal como acontece com outras startups blockchain, a Revain usa seu próprio token exclusivo para liquidação dentro da plataforma, para que os escritores sejam recompensados ​​por avaliações genuínas e construtivas, as empresas pagam para expor essas avaliações e os players ruins são punidos quando eles quebram as políticas da plataforma.

Mas e se blockchain não é a bala de prata, e é preciso mais do que descentralização para garantir a imutabilidade das revisões? O problema da imparcialidade tem sido a maior dor aqui: como distinguir uma revisão genuína da falsa? Muitas vezes o senso comum de um cérebro humano não consegue fazê-lo. Estudos recentes sugerem que modelos de linguagem de aprendizagem profunda podem facilmente escapar da detecção humana, o que significa que redes neurais bem projetadas agora são capazes de produzir revisões on-line realistas. Pesquisas com usuários também mostraram que essas revisões falsas podem evitar consistentemente a detecção por usuários reais. Além disso, há programas de IA treinados para gerar avaliações falsas que são indistinguíveis de comentários reais escritos por humanos! No entanto, parece que há luz no fim do túnel. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Chicago foi capaz de treinar um mecanismo de defesa da IA ​​- uma rede neural que pode detectar análises geradas por máquinas com alta precisão.

Um mercado tão grande quanto as análises on-line não é de modo algum exposto a essa IA, enquanto que é um salto lógico sugerir que a indústria seria o motivo de sua criação. Revain está realmente trabalhando para alavancar a IA em seu sistema, o que, por enquanto, provavelmente torna a plataforma única no mercado. Graças ao recurso de analisador de tom do IBM Watson, a plataforma é capaz de determinar automaticamente um componente emocional das revisões. Se dermos uma olhada em algum comentário obviamente tendencioso, como este: ‘Ah, esse lugar é uma merda, uma besteira, nunca mais voltarei a estar aqui !!’, o Tone Analyzer poderá instantaneamente detectar recursos suspeitos e sugerir esta revisão é falsa, utilizando critérios como Anger, Disgust, Sadness levels, Style Language e Social trends. Comentários como este nem chegam ao segundo nível de verificação manual. O mecanismo do Revain é construído com base no protocolo de contrato inteligente, tornando todas as revisões acessíveis tanto para humanos quanto para máquinas, o que parece ser crucial na era das interações IoT e M2M. O valor potencial da IoT é enorme. Imagine uma máquina de venda automática que pode não apenas monitorar e relatar seu próprio estoque, mas também organizar a entrega de novos itens automaticamente com base no histórico de compras de seus clientes ou em suas avaliações on-line. Isso é verdadeiramente revolucionário para as comunicações futuras da máquina e, como vemos, a tecnologia está crescendo, então a aplicação desses desenvolvimentos é universal.

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Alguma solução por aí ainda?

O exemplo mais recente daqueles que trazem disrupção ao ecossistema de avaliações on-line é o Lina.io. Por enquanto, é muito difícil dizer para onde a startup está indo, mas ela afirma ser um novo ecossistema para revisores, profissionais e empresas conectadas pelo blockchain. Ao construir um novo tipo de “sistema de classificação social”, a equipe aborda as preocupações do atual sistema de classificação de bens de consumo e serviços, trazendo a transparência e proporcionando a remuneração para os usuários. O white paper não vai tão longe nos detalhes técnicos, exceto por afirmar que ‘a plataforma Lina introduz uma abordagem de arquitetura híbrida, conectando o blockchain Ethereum (mainnet) a serviços de transação de alto escalão em sidechain para interações escaláveis ​​com o token LINA’.

Há um MVP que, por enquanto, lista apenas duas seções de resenhas – Restaurantes e Celular, e parece que a plataforma está segmentando principalmente o setor de FMCG. Certamente, prevemos provavelmente mais aplicativos da plataforma, além de oportunidades de dimensionamento, mas ainda não foram aproveitados.

Tendo começado com a disrupção do espaço criptográfico, os gostos da Revain e Lina parecem atraentes tanto para as startups de blockchain quanto para outras grandes partes interessadas. Isso inclui analistas de criptomoedas, detentores de token e potenciais compradores de token. Novos negócios que passaram pelo ICO receberão um valioso feedback reunido em um só lugar. Isso resolve a questão da cobertura tendenciosa, pois normalmente o site do projeto ou seus canais de mídia social são basicamente a única fonte de informações para o público, enquanto um feedback valioso de usuários reais está espalhado em vários sites, o que torna a acumulação de dados e a análise bastante desafiadora . Os detentores de tokens e os usuários da plataforma poderão avaliar um projeto de inicialização por vários critérios, como a equipe, o progresso, a comunicação com a comunidade, a correlação entre as metas declaradas e as conquistas factuais.

Trazer credibilidade à Internet não é uma tarefa fácil, que exige a integração da mais recente tecnologia e perícia humana. Sendo fiadores de confiança em vários setores, as plataformas acionadas por blockchain têm altas chances de interromper o status quo, tornando-se novas estruturas para compartilhamento real de opinião, sem intermediários, e aspiram a introduzir novos modelos de comportamento para usuários e empresas. Questões de confiança on-line podem levar anos para serem resolvidas, mas com essa nova onda de startups de revisão de usuários e a tecnologia em mãos, podemos ver que está chegando muito mais cedo.