Em setembro, Dapper Labs anunciou que havia firmado um acordo para traduzir sua fórmula megassucesso NBA Top Shot para o futebol americano profissional, se unindo à Liga Nacional de Futebol (ou NFL, na sigla em inglês) e a Associação de Jogadores da NFL para lançar uma plataforma NFT para a NFL.
Agora sabemos qual será o nome da nova plataforma. Dapper a chamará de “NFL All Day” e o planejamento ainda prevê que será lançada durante a atual temporada da NFL.
Operada no Flow, o mesmo blockchain que NBA Top Shot, All NFL Day será inicialmente lançada em um teste beta privado antes de ser disponibilizada ao público. Possíveis colecionadores podem se inscrever para obter acesso antecipado por meio de uma lista de espera.
Em termos de funcionalidade, NFL All Day parece ter uma abordagem bem parecida com o NBA Top Shot, com foco em “momentos” na forma de tokens não fungíveis (ou NFTs), provenientes de destaques oficiais em vídeo de grandes jogadas da liga.
Um NFT atua como um contrato de governança desenvolvido em blockchain para um item digital e cada Top Shot Moment aparece em uma edição que varia de centenas a dezenas de milhares de peças individuais e enumeradas.
O primeiro pacote do NFL All Day terá os principais jogadores, como o zagueiro Patrick Mahomes (do Kansas City Chiefs), o defesa Jalen Ramsey (do Los Angeles Rams) e o receptor D. K. Metcalf (do Seattle Seahawks).
Outros jogadores que vão aparecer no primeiro pacote incluem Trevon Diggs, Marquise Brown, Nick Chubb, Davante Adams e Josh Allen.
Leia Também
Em setembro, Caty Tedman, líder de parcerias no Dapper Labs, contou ao Decrypt que o acordo com a NFL foi o “cálice sagrado” dos esportes americanos e que “foi firmado bem rapidamente” durante a preparação do anúncio.
A NFL demorou bem mais para acolher NFTs do que a NBA ou a Liga Principal de Baseball (ou MLB).
Embora NFL All Day pareça seguir um formato familiar, Tedman disse ao Decrypt que será programado de “uma forma bem diferente do que programamos Top Shot”.
Ela destacou o formato semanal do cronograma da liga em comparação ao padrão mais frequente de jogos da NBA, além de ter bem mais jogadores em campo e diversas nuances estratégicas”.
NBA Top Shot ajudou a popularizar NFTs este ano, gerando mais de US$ 780 milhões em vendas no mercado secundário.
Mas grande parte desse volume aconteceu em fevereiro e março, de acordo com dados do site CryptoSlam, e houve poucos compradores nos últimos meses em meio à queda nos preços dos NFTs do NBA Top Shot (mesmo após a plataforma ter dado as boas-vindas à Liga Nacional Feminina de Basquete ou WNBA),
Dapper possui uma variedade de futuros lançamentos com foco em esportes conforme amplia seu escopo além da NBA. Fora a NFL All Day, a empresa está desenvolvendo plataformas NFT para a liga espanhola de futebol LaLiga e o Ultimate Fighting Championship (ou UFC).
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.