Crise da FTX faz investidores correrem para longe das criptomoedas

Relatório da CoinShares mostra que retiradas de ativos do setor cripto são as maiores em três meses
Investidor desesperado

Shutterstock

O mercado de baixa das criptomoedas continua brutal, com os produtos de investimento cripto experimentando suas maiores saídas de capital em três meses, de acordo com um novo relatório.

A empresa de análise de investimentos digitais CoinShares disse na segunda-feira (28) que os investidores retiraram US$ 23 milhões na semana passada. 

Publicidade

As entradas (investidores que investem dinheiro em produtos cripto) aconteceram apenas em fundos de curto prazo de Bitcoin, que apostam na queda do preço do ativo digital para uma venda. Cerca de US$ 9,2 milhões foram investidos nesses fundos, disse a empresa. 

O sentimento negativo continua em relação à semana anterior, quando os investidores institucionais apostaram contra criptoativos em números recordes. 

A CoinShares disse que o movimento dos investidores para sacar os fundos é consequência direta “da situação da corretora FTX.” Os mercados de criptoativos foram abalados depois que a FTX—que já foi uma das maiores exchanges de ativos digitais—perdeu bilhões de dólares em fundos dos investidores em um crash rápido e violento. 

A FTX entrou em colapso depois que ficou claro que usava dinheiro de clientes para fazer apostas de investimento por meio da Alameda Research, uma empresa de trade fundada pelo ex-CEO da exchange, Sam Bankman-Fried.

1/ What is the crypto market sentiment this week?
Negative sentiment persists following the fallout from FTX.

Our Head of Research @Jbutterfill shares his latest insights.
All the data can be found in our weekly report:https://t.co/c8QFFqWuL6 pic.twitter.com/t2yh7jaLBK

— CoinShares 👩‍🚀 (@CoinSharesCo) November 28, 2022

Após uma corrida aos fundos, a empresa foi forçada a admitir que não detinha reservas individuais de ativos de clientes, o que culminou no congelamento de retiradas e subsequente pedido de recuperação judicial.

Publicidade

Desde então, a maioria dos ativos digitais caiu de preço e algumas empresas cripto faliram. 

A última vítima das consequências é a BlockFi, que entrou com pedido de recuperação judicial e demitiu funcionários na segunda-feira. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!