Imagem da matéria: Criptomoedas são Excêntricas e Arriscadas, diz Presidente do Itaú
Candido Bracher, principal executivo do Itaú (Foto: World Economic Forum/Benedikt von Loebell)

O presidente do banco Itaú, Candido Bracher, disse que as criptomoedas, da forma como estão estabelecidas hoje, são algo muito excêntrico e arriscado.

De acordo com a publicação no site da Folha de São Paulo, Bracher respondeu algumas perguntas da plateia que compareceu na terça-feira (12) na 28ª edição do Ciab Febraban, que acontece de 12 a 14 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Publicidade

O evento, promovido pela própria Federação Brasileira de Bancos, é realizado anualmente e trata sobre tecnologia da informação para o setor financeiro.

No decorrer da participação do presidente do Itaú, ele salientou que o mercado de criptoativos não é algo que vai achar um grande espaço no mercado financeiro tradicional a curto prazo. Logo, não deve provocar alguma diferença no sistema atual. Para ele, a tecnologia é apenas uma “experiência interessante”.

Ao ser questionado pela plateia sobre o risco de grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Facebook e Google, se tornarem competidoras no mercado financeiro, o executivo respondeu:

“Nosso mercado tem regulação extremamente restritiva. Não estou vendo o interesse delas penetrarem neste mercado num curto prazo. Tendo as mesmas regras, poderão perfeitamente participar e competir, e acho que serão competidores formidáveis”.

Publicidade

Em outra pergunta, dessa vez sobre a competição com as fintechs (empresas que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros), Bracher afirmou que elas fertilizam o mercado, mas precisam seguir as mesmas regras de competição no negócio.

Otávio Damásio, diretor do Banco Central – que criou uma regulamentação específica para fintechs de crédito, permitindo que elas atuem no mercado sem o suporte de um banco pré-estabelecido –, afirmou, no mesmo evento, que a simplificação das regras é compatível com o baixo risco que essas empresas trazem ao mercado, e que, ao mesmo tempo, aumentam a competição do setor.

Itaú contra criptomoedas

O Itaú já fechou contas de corretoras corretoras brasileiras de criptomoedas. Os casos mais conhecidos são o do Mercado Bitcoin, em 2015, que chegou acionar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mas foi derrotado, e a CoinBR, em 2016, que após entrar com processo contra o banco conseguiu uma decisão favorável do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

No entanto, no início do ano a instituição foi anunciada como uma das empresas que usaria o sistema xCurrent da plataforma Ripple para facilitar pagamentos internacionais em tempo real.

Publicidade

Banco velho x Banco novo

Desde 2016, todos os grandes bancos brasileiros vêm fechando as agências de forma sistemática. O presidente do Itaú disse que não há uma meta para fechar agências ao passo em que clientes migram para os sistemas digitais, mas admitiu que a tendência é que exista um número muito menor de unidades.

Em uma referência às estruturas tradicionais e às plataformas digitais, Bracher disse que o Itaú não promoverá uma divisão do “banco velho” com o “banco novo”.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criador da FTX volta a ser transferido para prisão de baixa segurança

Criador da FTX volta a ser transferido para prisão de baixa segurança

Ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried foi transferido para uma prisão de baixa segurança após uma breve passagem por uma unidade apelidada de “Victimville”
Banner da série Peaky Blinders

Série ‘Peaky Blinders’ vai virar game de criptomoedas em 2026

A Anonymous Labs, que lançou a memecoin Simon’s Cat, está desenvolvendo um jogo blockchain licenciado baseado no seriado de sucesso
fachada desgastada de um bunker nuclear antigo

Projeto busca arrecadar R$ 8 milhões com NFTs para criar DAO e comprar bunker da Guerra Fria

Coletivo cripto planeja vender 100 mil NFTs para adquirir um bunker em Rutland, na Inglaterra, e depois formar uma DAO para administrá-lo
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Empresa de Trump fecha parceria com Crypto.com para lançamento de ETFs de criptomoedas

Crypto.com irá fornecer a tecnologia para custódia das criptomoedas e o produto financeiro será gerido pela firma Yorkville America Digital