Criptomoedas de políticos são “veículos perfeitos para suborno”, diz criador do Ethereum

Vitalik Buterin argumentou que as moedas de políticos poderiam abrir as portas para subornos de “nações estrangeiras”
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

(Imagem: Reprodução/X/@dAAAb)

Vitalik Buterin, fundador da segunda maior criptomoeda do mundo, Ethereum, criticou os tokens emitidos por políticos, chamando-os de “um veículo perfeito para suborno”.

“Se um político emite uma moeda, você nem precisa enviar moedas diretamente para ele como forma de pagamento”, explicou Buterin em um tweet. “Basta comprar e manter a moeda, o que aumenta o valor das suas participações de forma passiva.”

Publicidade

Ele acrescentou que uma das razões pelas quais essas “moedas de políticos” são ferramentas potencialmente eficazes para suborno é o elemento de “negabilidade plausível”.

O fundador do Ethereum esclareceu que possuir uma criptomoeda tem um duplo efeito financeiro: “doar ao emissor” ao aumentar indiretamente o valor de suas participações e “apostar”, já que há uma chance de que o investimento aumente de valor. Portanto, segundo Buterin, é possível doar para emissores de moedas enquanto se alega, falsamente, que a intenção era apenas especular ou “apostar” no ativo digital.

Buterin foi enfático em sua posição: “Recomendo que políticos não sigam por esse caminho.”

Risco de suborno e interferência estrangeira

Em um tweet posterior, Buterin argumentou que as moedas de políticos não são “apenas fontes de diversão, cujo dano, na pior das hipóteses, se limita a erros cometidos por participantes voluntários”, mas sim “veículos para subornos políticos ilimitados, inclusive de nações estrangeiras”.

Buterin continuou dizendo que “agora é o momento de falar sobre a diferença entre prazeres superficiais e de curto prazo, que não são sábios de recomendar a iniciantes, e satisfação de longo prazo e construção de riqueza”. Ele comparou alguns projetos de criptomoedas a “jogos modernos de celular hiper viciantes” e outros a jogos tradicionais como “xadrez”.

Publicidade

Memecoins de Trump e controvérsias

Os comentários de Buterin vêm na esteira do lançamento das memecoins TRUMP e MELANIA, baseadas na blockchain Solana, pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump e a ex-primeira-dama Melania Trump. As moedas atraíram bilhões em investimentos em poucas horas após o lançamento, mas também geraram críticas generalizadas dentro e fora do universo cripto.

A senadora Elizabeth Warren, crítica frequente de criptomoedas, uniu-se ao deputado Jake Auchincloss para pedir uma investigação sobre as memecoins TRUMP e MELANIA, levantando preocupações sobre segurança nacional e possíveis conflitos de interesse.

Em uma publicação na rede social Bluesky, o bilionário Mark Cuban disse sobre o empreendimento cripto de Trump: “Isso não é cripto, assim como Madoff não estava apenas comprando e vendendo ações.”

Caitlin Long, CEO do banco Custodia, focado em ativos digitais, afirmou em um tweet: “Um dos efeitos colaterais das memecoins é que Trump agora tem um incentivo real para mudar a tributação de #cripto nos EUA.”

Publicidade

Atualmente, a memecoin TRUMP está avaliada em US$ 33,87, com uma queda de 9,7% no dia, segundo dados do CoinGecko. Até o momento, a participação pessoal de Trump na memecoin não é conhecida, com base nas informações públicas disponíveis.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.