Imagem da matéria: Criptomoedas Ameaçam Estabilidade Financeira, Diz Membro do Fed

As moedas digitais podem representar uma ameaça para a estabilidade financeira à medida que ganham popularidade, disse o vice-presidente de supervisão do Fed, o Banco Central Americano, Randal Quarles.

Falando na Conferência de Estabilidade Financeira e Fintech de 2017 na quinta-feira, Quarles alertou contra o aumento das criptomoedas, dizendo que as moedas descentralizadas privadas poderiam ter “efeitos de propagação” no sistema financeiro se crescerem demais.

Publicidade

A sua volatilidade e o fato de que elas não são apoiadas por nenhuma instituição ou recursos físicos, tornam-se difíceis de controlar, o que significa que não está claro o que aconteceria em uma situação de emergência, disse ele.

Durante seu discurso, ele disse:

“O gerenciamento de riscos pode atuar como mitigante, mas se o recurso central em um sistema de pagamento não puder ser reembolsado de forma previsível pelo dólar norte-americano a uma taxa de câmbio estável em tempos de adversidade, o risco de preço resultante e o potencial risco de liquidez e crédito representam um grande desafio para o sistema “.

Enquanto Quarles advertiu contra moedas digitais, ele explicou que a nota de cautela refletia uma falta de compreensão sobre como eles reagiriam a tempos de adversidade, dizendo “não está claro … se o sistema de pagamento poderia funcionar, em tempos de estresse.”

Fed estaria pensando em uma moeda digital?

Ele também sugeriu “extensas revisões e consultas” antes de qualquer banco central emita sua própria criptomoeda local, especialmente em países onde o dinheiro é usado de forma proeminente.

A divulgação de tais moedas com muita rapidez também poderia assustar os moradores e levar a uma queda na atividade econômica, advertiu Quarles. E a implantação de “tecnologia não comprovada” poderia potencialmente causar outros problemas.

Publicidade

Enquanto Quarles tem cuidado ao usar criptomoedas como qualquer tipo de sistema monetário federal, ele apoia a ideia de usar as moedas digitais como ferramentas “seguras de propósito limitado” para processos de liquidação.

Ele recomendou novas pesquisas sobre criptomoedas para estabelecer novos usos de caso.

Leia Também: Visita a uma Fazenda de Mineração de Bitcoin na China Revela Problemas Além da Regulação

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
moeda de bitcoin sob nota de dinehiro da nigéria

Tensão entre Binance e Nigéria escala após CEO acusar governo de suborno de R$ 770 mi

Funcionário do governo nigeriano disse que alegações são infundadas e que disputa contra Binance deve ser resolvida na Justiça