O projeto blockchain Nebulas (NAS), que há sete meses arrecadou US$ 60 milhões em sua venda simbólica, é mais uma empresa do mercado criptoeconômico que reduziu o número de funcionários. Segundo a Coindesk, a equipe passou de 80 para apenas 30 pessoas.
O principal motivo pela diminuição da equipe é o mesmo que várias empresas do setor de criptomoedas têm sofrido, a queda constante do preço dos criptoativos que perdura desde o início de 2018. Por conta disso, partes essenciais do roadmap do projeto ficaram paradas.
“Um dos motivos foi o preço de mercado continuar caindo”, disse Becky Lu, porta-voz da empresa, ao site.
Ela relatou que as demissões começaram no último verão, impactando em grande parte sua equipe sediada em Pequim. Outro ponto é que a empresa também queria estreitar seu foco estratégico.
“Outra razão pela qual decidimos cortar alguns projetos, como carteiras de terceiros, é porque eles não são essenciais para as principais visões tecnológicas mencionadas no WhitePaper”, explicou Lu.
Demissões no mercado de criptomoedas
Os cortes na Nebulas, foram alguns dos mais dramáticos reportados até agora. A ShapeShift, exchange de criptomoeda baseada na Suíça, demitiu um terço de sua equipe em meio à queda nos preços do Bitcoin.
Outro fator que também colaborou com a ação foi a onda de vendas. A empresa anunciou as demissões no Twitter no início do mês.
A Bitmain, maior empresa de mineração de bitcoin do mundo, demitiu uma leva de funcionários nos últimos dias do ano, enquanto a ConsenSys estimou em dezembro que demitiu de 13% de sua equipe.
Já no final de novembro do mesmo ano, a Steemit reduziu sua equipe em 70% devido a uma “reorganização estrutural”. Alguns meses antes, em setembro, a exchange Kraken dispensou 57 funcionários de seu escritório no Canadá.
No Brasil, a corretora brasileira de criptomoedas Foxbit diminuiu a equipe de Tecnologia de Informação em agosto; a Mercado Bitcoin demitiu 20 funcionários, e a divisão brasileira da Huobi demitiu seis dos 10 funcionários da operação nacional.
- Acompanhe a cotação das 100 maiores criptomoedas do mercado, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/cotacoes/
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br