Um empreendedor de criptomoedas de Los Angeles conhecido pelo nome de “O Poderoso Chefão”, supostamente se passou por um agente do FBI para roubar criptomoedas sob a mira de uma arma.
Durante o assalto de 2018, Adam Iza supostamente roubou um laptop contendo criptomoedas, manteve uma vítima, identificada como “TW”, e sua namorada sob a mira de uma arma e exigiu as senhas do aparelho para acessar os fundos.
Iza foi preso no início desta semana e é acusado de conspiração e sonegação fiscal. Ele deve comparecer perante um juiz distrital da Califórnia em 8 de outubro, de acordo com os autos do Tribunal de Justiça da Califórnia .
O acusado costumava administrar uma plataforma de negociação de criptomoedas conhecida como Zort, que se autodenominava “uma plataforma de negociação de criptomoedas automatizada e alimentada por inteligência artificial”.
A plataforma tinha um aplicativo para iOS e Android e tinha sido veiculada por várias lojas populares de criptomoedas. Seu site e canais sociais ainda estavam operacionais na tarde de sexta-feira (27).
De acordo com a denúncia do FBI, Iza supostamente transferiu dezenas de milhares de dólares para contas pessoais dos escritórios locais da Polícia de Los Angeles (LAPD) “em troca da prática de atos ilegais em sua capacidade como policiais”. Um pagamento a um policial do LAPD, enviado da conta comercial de Zort, totalizou US$ 154.933.
Esses atos podem ter incluído perseguir seus inimigos e realizar prisões e buscas.
De acordo com o processo, Iza é acusado de ter pago policiais para assediar seus inimigos e realizar buscas. Em vários casos, ele é acusado de enviar mensagens de texto intimidadoras e pedir para que um inimigo pessoal fosse preso por acusações de drogas.
Em setembro de 2021, uma vítima identificada como “RC” foi parada por um policial de Los Angeles e presa devido à posse de narcóticos, e, posteriormente, teve sua casa invadida. A vítima alega que não sabia das substâncias.
A vítima “RC”, que disse ter trabalhado com Iza como promotora de eventos, também recebeu uma foto de seu relatório CLETS, um tipo de verificação de antecedentes, com um cartão de identificação da LAPD no quadro da foto.
O fundador da Zort também foi acusado de esconder milhares de dólares em impostos das autoridades usando uma rede de empresas de fachada e co-conspiradores.
De acordo com a denúncia do FBI, estima-se que ele tenha sonegado aproximadamente US$ 1.715.196 em tributos federais, além de não ter declarado seus impostos entre 2020 e 2022.
Ele supostamente usou o dinheiro da sonegação fiscal para comprar “vários veículos de luxo, pagamentos de aluguel de uma mansão em Bel Air, cirurgia plástica para aumentar o comprimento de suas pernas e inúmeras outras despesas de luxo”.
A LAPD ainda não emitiu um comentário oficial sobre o assunto. No entanto, o LA Times relatou que vários xerifes do Condado de Los Angeles foram dispensados do serviço no início desta semana como resultado de uma investigação federal.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.