Socios, a maior participante do mercado multibilionário de “crypto fan tokens”, acabou de se unir a um dos maiores times da Liga Nacional de Futebol Americano dos EUA (ou NFL, na sigla em inglês).
Nesta sexta-feira (12), Socios anunciou um acordo de marketing com Kraft Sports + Entertainment, donos do New England Patriots da NFL e New England Revolution da Liga Principal de Futebol (ou MLS), para levar os dois times à plataforma.
É a primeira equipe de ambas as ligas americanas de esportes a assinar um contrato com a Socios.
No entanto, a Socios não anunciou um fan token nem para Patriots nem Revolution.
Basicamente, as empresas entraram em um acordo de interação com fãs e de marketing que terá a forma de votação de usuários por prêmios no aplicativo da Socios.com, bem como ativações, lugares marcados no estádio e patrocínio oficial da casa de campo do Patriots.
De forma parecida, Socios irá patrocinar o centro de treinamento do Revolution.
Um representante da empresa categorizou o acordo como uma aliança de marketing que estabelece a relação com as equipes e pavimenta o caminho para possíveis empreendimentos futuros, mas não comentou especificamente sobre planos de lançamento de fan tokens.
Termos específicos do acordo não foram revelados, apesar de a Socios ter confirmado ao Decrypt que se trata de um acordo multianual.
Cripto fan tokens oficialmente licenciados são um grande negócio, cuja estimativa de volume negociado é de US$ 2,5 bilhões nos últimos 30 dias, segundo dados do site CryptoSlam.
Leia Também
Socios totaliza grande parte desse volume com times de futebol, como F.C. Barcelona e Juventus e, agora, está analisando expandir sua presença nos Estados Unidos.
Nos últimos meses, a Socios assinou contrato com inúmeros times esportivos dos EUA, incluindo 24 clubes da Liga Nacional de Basquete (ou NBA), como os Los Angeles Lakers e Chicago Bulls, e os New Jersey Devils da Liga Nacional de Hóquei (NHL).
Atualmente, essas parcerias não incluem o lançamento de fan tokens.
No entanto, fora dos EUA, a Socios lançou diversos crypto fan tokens por meio da Chiliz, sua plataforma desenvolvida na Ethereum, que utiliza um sidechain para emitir fan tokens.
Atualmente, o site da Socios lista 43 fan tokens que estão disponíveis, incluindo equipes de corrida da Fórmula 1 e diversos clubes de e-sports, além de oito outros tokens anunciados. Até o Ultimate Fighting Championship (ou UFC) possui um fan token.
Dentre os fan tokens rastreados pelo CryptoSlam, o token do Paris Saint-German é o mais valioso e ativo, com um preço atual de US$ 21 por token e uma capitalização de mercado próxima aos US$ 65 milhões. Quase US$ 23 milhões foram negociados nas últimas 24 horas.
Junto com o elemento especulativo de avaliação de alta (ou queda), fan tokens da Socios fornecem recompensas e oportunidades de interação aos investidores, como votação por fãs, prêmios, ingressos para eventos e outras oportunidades do mundo real.
Agora, a empresa possui acordos firmados com mais de 100 times esportivos ao redor do mundo.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.