Pouco dias depois que o fundador e ex-CEO da falida corretora FTX, Sam Bankman-Fried, foi detido em uma prisão das Bahamas – país no qual a corretora está sediada – após ter a fiança negada, funcionários da prisão afirmam que o empresário cripto está se saindo bem no local.
“Ele está tranquilo”, disse na quinta-feira (15) o Comissário Interino de Correções das Bahamas, Doan Cleare, ao Jornal do país, o The Nassau Guardian.
Na terça-feira à noite, Bankman-Fried foi levado para a única penitenciária das Bahamas, a prisão de Fox Hill, após sua audiência de fiança. Desde então, ele permaneceu na enfermaria da prisão, passando por uma avaliação da saúde e de risco de automutilação. Essas avaliações determinam—normalmente em dois dias—para qual seção da prisão um recluso será transferido.
Bankman-Fried provavelmente será mantido na enfermaria pelo menos mais um dia, disseram autoridades prisionais.
Cleare insistiu que Bankman-Fried está sendo tratado como qualquer outro preso no centro correcional de 1.000 pessoas, como evidenciado pelo fato de que o ex-bilionário está atualmente morando na enfermaria de Fox Hill com cinco outros presos, em um ambiente de dormitório.
“Ele não está recebendo nenhum tratamento especial”, disse Cleare à rede estatal de televisão Bahamas, ZNS.
Se a prisão determinar que Bankman-Fried enfrenta riscos de outros reclusos ou apresenta algum outro risco, ele pode ser enviado para a segurança máxima. Se ele está determinado a ter “problemas de saúde precários”, pode ser que permaneça na enfermaria. Caso contrário, ele será enviado para ficar na ala com todos os outros presos.
Problemas de saúde
Durante a primeira audiência de Bankman-Fried no tribunal das Bahamas, na manhã de terça-feira, o fundador da FTX solicitou que ele fosse autorizado a aplicar um adesivo de um medicamento ao qual não tinha acesso desde sua prisão na segunda-feira.
O executivo cripto tem uma receita para o Emsam, um medicamento administrado por adesivo para depressão clínica. Cleare disse que Bankman-Fried está agora recebendo sua medicação corretamente.
Nos dias que se seguiram à prisão de Bankman-Fried, alguns manifestaram preocupação com o bem-estar do CEO, mesmo tendo em conta os seus alegados crimes.
I’m dismayed around the excitement about Sam heading to a ghastly prison where his safety can’t be guaranteed. I hope US authorities can ensure his safe and rapid extradition. He will face justice but it must be done legally and with dignity
— GPT-nic (@nic__carter) December 13, 2022
No entanto, a atual estratégia jurídica do empresário pode provavelmente prolongar sua permanência em Fox Hill. Em sua audiência inicial na terça-feira, Bankman-Fried se recusou a renunciar ao seu direito de lutar contra a extradição para os Estados Unidos, onde foi acusado de oito acusações criminais incluindo conspiração, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
Ao recusar-se a renunciar a esse direito, ele pode ter se preparado para uma luta legal prolongada que pode levar meses, se não mais de um ano. E durante todo esse tempo, provavelmente permanecerá encarcerado em Fox Hill.
Se Bankman-Fried ceder à extradição, ele provavelmente não se sairá muito melhor no sistema prisional americano. O executivo de cripto aguardaria julgamento na cidade de Nova York—onde acusações federais foram apresentadas contra ele—no Metropolitan Correctional Center de Manhattan ou no Metropolitan Detention Center de Brooklyn.
Essas instalações tiveram relatos de condições desumanas, com infestações de roedores e insetos, falta de cuidados médicos adequados, além de violência e abuso nas mãos de guardas. Alguns condenaram as instalações como “completamente degradantes” e “piores do que Gauntanamo.”
Bankman-Fried permanecerá encarcerado em Fox Hill até 8 de fevereiro, data de sua próxima aparição no Tribunal.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.