Craig Wright pode acabar preso por seguir fingindo ser o criador do Bitcoin

Após ser obrigado a dizer publicamente que não é Satoshi Nakamoto, Craig Wright voltou a processar uma empresa de criptomoedas
Craig Wright afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto

(Reprodução/Youtube)

O cientista da computação Craig Wright, famoso por alegar ser Satoshi Nakamoto e ter sido obrigado a admitir não ser o criador do Bitcoin, está novamente nos tribunais. E desta vez pode acabar preso.

Wright está respondendo uma ação no Reino Unido movida pela Crypto Open Patent Alliances (COPA), que argumenta que o cientista cometeu desacato ao tribunal após ter movido um processo de 900 milhões de libras (R$ 7 bilhões) sobre direitos de propriedade intelectual relacionados ao sistema Bitcoin, informou o CoinDesk.

Publicidade

Wright fez isso mesmo após um tribunal ter decidido em julho que ele deveria parar de promover litígios no qual alegava ser Satoshi Nakamoto.

O episódio que foi o gatilho para o caso se deu em outubro, quando Wright iniciou uma nova batalha na Justiça alegando que os desenvolvedores do Bitcoin se desviaram da visão original do projeto, insistindo que o Bitcoin SV é o verdadeiro Bitcoin. 

A previsão é que o julgamento termine ainda nesta quinta-feira (19) e a COPA está buscando uma sentença de prisão.

“A COPA propõe uma ordem de prisão para o Dr. Wright por um período inicial de 18 meses e um período adicional de seis meses caso ele não mitigue seu desacato interrompendo prontamente as alegações que violam a ordem”, detalhou a COPA em seu argumento inicial.

Publicidade

“Não sou Satoshi”

Após uma derrota na alta corte do Reino Unido em março, Craig Wright foi ordenado a declarar publicamente em julho que ele não é, de fato, o criador anônimo do Bitcoin, conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

No site de Wright, uma nota trazia a mensagem: “Notificação Legal: Dr. Craig Steven Wrigfht não é Satoshi Nakamoto”.

De acordo com documentos judiciais compartilhados pela BitMex Research, Wright foi ordenado a declarar em seu site público, conta do Twitter e todos os canais do Slack que ele não é Nakamoto.

Além de declarar que não é Nakamoto, Wright foi ordenado a reconhecer que não é o autor do white paper do Bitcoin, não possui seus direitos autorais, não adotou ou operou sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto entre 2008 e 2011, não criou o sistema Bitcoin, e não é o autor das versões iniciais do software do Bitcoin.

Junto com o reconhecimento de que não é Satoshi, Wright foi proibido de processar sobre o assunto no tribunal do Reino Unido no futuro.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.