Dois meses após decidir que Craig Wright não é o criador do Bitcoin como ele alegava ser, o juiz do Reino Unido, James Mellor, divulgou seu julgamento completo do caso, dizendo, entre outras coisas, que Wright “mentiu extensiva e repetidamente ao tribunal”.
“Dr. Wright não é a pessoa que adotou ou operou sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto no período de 2008 a 2011. O Dr. Wright não é a pessoa que criou o Sistema Bitcoin. E, ele não é o autor das versões iniciais do software Bitcoin”, disse Mellor depois que ambas as partes no julgamento apresentaram suas provas.
De acordo com o juiz, “Wright mentiu ao tribunal extensiva e repetidamente”. “A maioria de suas mentiras estava relacionada aos documentos que ele falsificou e que pretendiam apoiar sua afirmação. Todas as suas mentiras e documentos falsos apoiavam sua maior mentira: sua afirmação de ser Satoshi Nakamoto”, disse o juiz.
A Crypto Open Patent Alliance (COPA), grupo cujos apoiadores incluem o fundador do Twitter, Jack Dorsey, e a exchange de criptomoedas Coinbase, disse que buscará diversas liminares para impedir que Wright afirme ser Nakamoto e leve os desenvolvedores de Bitcoin ao tribunal novamente.
A COPA foi o grupo que processou Wright e o levou ao tribunal para responder sobre suas alegações. Eles ainda disseram que podem pedir aos promotores do Reino Unido que considerem as acusações de perjúrio contra Wright por declarações feitas durante o julgamento.
“As tentativas do Dr. Wright de provar que ele era/é Satoshi Nakamoto representam um abuso muito sério do processo deste Tribunal”, disse o juiz Mellor em seu julgamento. “O mesmo ponto se aplica a outras jurisdições: à Noruega em particular.” Wright também travou uma batalha legal de quase cinco anos contra o bitcoiner norueguês Hodlonaut.
No documento, Mellor ainda ressalta que “as explicações de Wright são absurdas” e que “não tenho dúvidas de que todos os documentos apresentados por ele são falsificações”. O juiz ainda rejeitou a alegação de Wright de que havia sido hackeado, afirmando que “as evidências demonstram claramente que ele foi responsável por todas as manipulações identificadas.
Desde 2021 Wright está em uma batalha legal com a COPA e um grupo de desenvolvedores do Bitcoin Core por causa de sua reivindicação de ser Satoshi. O julgamento no Reino Unido teve início em 5 de fevereiro e terminou em 14 de março.
No fim de março, Mellor determinou também o congelamento em escala global de 6,7 milhões de libras esterlinas dos ativos de Craig Wright, por risco de fuga de capital.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo