Cosmos (ATOM) cai 4% após criador do projeto defender hard fork; entenda

A aprovação de uma proposta para reduzir a inflação no token ATOM fez com que Jae Kwon pressionasse a comunidade por um hard fork
Imagem da matéria: Cosmos (ATOM) cai 4% após criador do projeto defender hard fork; entenda

Foto: Shutterstock

Após a aprovação de uma votação da comunidade para reduzir para 10% a inflação do ATOM, token nativo da Cosmos, o fundador do projeto, Jae Kwon, saiu em defesa de um hard fork da criptomoeda.

O racha na comunidade Cosmos fez com que o preço do ATOM caísse 4% nas últimas 24 horas, chegando ao valor atual de US$ 9,29, segundo o CoinGecko.

Publicidade

A Proposta 848 foi aprovada com 41,1% do poder de voto da rede, contra 31,9% de votos contrários, 6,6% de votos a favor do veto e 20,4% de abstenções. A proposta fará com que a inflação da ATOM seja reduzida de cerca de 14% para um máximo de 10%, reduzindo sua APR (Taxa Anual de Juros) de cerca de 19% para cerca de 13,4%.

Os proponentes argumentaram que a taxa de inflação era mais alta do que o necessário para manter a segurança da rede e que os validadores permaneceriam “equilibrados ou lucrativos” com uma taxa de inflação máxima de 10%, com a opção de aumentar sua taxa de comissão para cobrir as despesas operacionais.

Em uma publicação no X, Jae Kwon pediu que a comunidade “coordenasse uma divisão”, sugerindo que uma nova rede, a AtomOne, deveria ser bifurcada da Cosmos com um novo token ATOM1; a nova rede proposta suportaria tanto o ATOM quanto o ATOM1.

Now listen up Cosmonauts. Despite our voting NWV #848 has ended up passing, something that isn't too surprising (though it would be good to know whether the later votes came from newly purchased atoms) @cosmos @Allinbits_inc #raptureparty #atomone

Now let's coordinate a split.

— antechristus #343 (@jaekwon) November 25, 2023

Com 10% da oferta de gênese do ATOM1 definido para ser pré-determinado para “várias finalidades”, uma distribuição de gênese dos 90% restantes da oferta de tokens seria lançada via airdrop, “julgada pelo alinhamento com base na atividade de votação”, para aqueles que se opusessem à proposta 848.

Publicidade

Embora o hard fork use grande parte da arquitetura Gaia existente empregada pelo Cosmos Hub, ela manterá uma taxa de inflação máxima mais alta de 20% e incluirá um mecanismo de governança alterado que exigirá que as propostas passem por um limite de dois terços para atingir o quórum.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.