Correlação entre Bitcoin e ouro se aproxima de alta histórica com estreia dos ETFs em Wall Street

A correlação bitcoin-ouro está hoje em 76%, apenas alguns pontos atrás do recorde histórico de 79%
ilustração correlação entre ouro e bitcoin

Imagem criada por Decrypt usando IA

A correlação entre os preços do Bitcoin e do ouro atingiu novos patamares nos últimos meses, após um fechamento de alta em 2023 e a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista nos EUA.

A correlação do Bitcoin com o ouro flutuou durante grande parte da história do ativo digital. Isso significa que os preços dos dois ativos se movimentaram de forma independente — quando um subiu, o outro não necessariamente o acompanhou. Mas a correlação ficou mais estreita após o crash do mercado em 2020, no início da crise de Covid-19, e agora está novamente se aproximando dos níveis históricos.

Publicidade

A correlação entre o Bitcoin e o ouro está atualmente em 0,76 (ou 76%). Uma correlação de 1 significa que há uma correlação perfeita e positiva entre duas variáveis, nesse caso o preço do Bitcoin e do ouro (-1 significaria uma correlação perfeita e negativa). E, embora a correlação entre o Bitcoin e o ouro ainda não esteja nas máximas históricas, está se aproximando.

“A relação do Bitcoin com os mercados [financeiros tradicionais] tem evoluído constantemente”, observou a exchange de criptomoedas Binance em um relatório publicado no início deste mês. “Atualmente, a correlação do Bitcoin com o S&P 500 está em seu nível mais baixo em mais de três anos.”

Seguindo o caminho oposto, a correlação do Bitcoin com o ouro testemunhou um aumento notável, situando-se em aproximadamente 75% até o final de 2023, de acordo com a Long Term Trends. Esse pico coincidiu com a adoção de aumentos nas taxas de juros pelos bancos centrais globais, sinalizando uma mudança temporária no comportamento do mercado de ações.

Correlação anual entre Bitcoin e ouro (Fonte: Long Term Trends)
Correlação anual entre Bitcoin e ouro (Fonte: Long Term Trends)

A influência dos ETFs

A introdução de ETFs de Bitcoin no mercado dos EUA na semana passada também marcou um momento decisivo, anunciando a transição do Bitcoin para um ativo semelhante a ações.

Publicidade

Apesar disso, o parentesco do Bitcoin com o ouro só se fortaleceu, e a correlação Bitcoin-ouro hoje está em 76%, apenas alguns pontos atrás do recorde histórico de 79%. Isso sugere uma relação mais estreita entre os dois ativos (ambos considerados uma forte reserva de valor por seus proponentes), mesmo com o Bitcoin ocupando mais aspectos das finanças convencionais.

Os gráficos também mostram a relação entre o Bitcoin e o ouro subindo vertiginosamente ao longo de 2023, atingindo o pico no final do ano antes de uma leve retração no início deste mês, provavelmente com o enfraquecimento do entusiasmo em torno dos ETFs.

Bitcoin vs. Ouro

A relação entre o Bitcoin e o ouro é uma métrica que resulta da divisão do preço do Bitcoin pelo preço do ouro, o que nos informa aproximadamente quantas onças de ouro podem ser compradas com um único Bitcoin.

Em seu ápice, a proporção chegou a impressionantes 22,5, o que significa que 22,5 onças de ouro poderiam ser compradas com 1 BTC. A cifra demonstra o poder de compra do Bitcoin em relação ao ouro, reafirmando a crença entre os fiéis do Bitcoin de que o BTC oferece uma reserva confiável de valor.

Publicidade
Proporção bitcoin/ouro (escala logarítmica). (Fonte: Long Term Trends)
Proporção bitcoin/ouro (escala logarítmica). (Fonte: Long Term Trends)

Mas por que o Bitcoin ganharia maior alinhamento com o ouro, especialmente quando a entrada do Bitcoin no mercado de ações por meio de ETFs sugeriu uma mudança em direção a uma correlação com ações? Parece que, apesar dessas características semelhantes às das ações, os investidores ainda podem estar buscando conforto nas qualidades semelhantes às do ouro, mas no Bitcoin.

Com a taxa de inflação dos EUA permanecendo acima da meta desejada pelo Federal Reserve de 3,35% e o aumento estelar de 155% do Bitcoin em 2023, a narrativa parece clara. Os investidores não estão apenas buscando crescimento; eles também estão procurando estabilidade diante da incerteza econômica. O Bitcoin, com seu desempenho semelhante ao do ouro, oferece uma aparência dessa estabilidade.

O vínculo entre o Bitcoin e o ouro destaca a natureza complexa e mutável do Bitcoin, tanto como moeda digital quanto como classe de ativos. À medida que amadurece, o Bitcoin parece estar mantendo algumas qualidades do ouro e, ao mesmo tempo, absorvendo características de ações e commodities.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.