Imagem da matéria: Coronavírus vira pandemia, derruba mercados e risco de recessão sobe para 53%
Foto: Shutterstock

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o Coronavírus como Pandemia. Agora os países vão ter que concentrar mais esforços na detecção e em conter a COVID-19. O número de casos vem subindo e já somam mais de 120 mil pessoas contaminadas no mundo todo.

O Coronavírus já está impactando a economia de diversos países, principalmente Itália e China, principais focos da COVID-19. A Itália e a China possuem, respectivamente, a 8ª e a 2ª maiores economias do mundo, o que impacta profundamente no crescimento global.

Publicidade

Como resposta ao Coronavírus, os bancos centrais de todo mundo passaram a cortar juros para incentivar a economia. Recentemente o FED fez um corte emergencial. Hoje, o Bank of England seguiu o mesmo caminho. A tendência é que as taxas de juros no mundo inteiro passem a cair para incentivar a economia com crédito mais barato.

Ibovespa já teve grandes quedas nos últimos anos. Nenhuma em 2019.

No entanto, o mercado parece ter entendido a gravidade do caso e não está comprando os cortes de juros. Apesar de ter se recuperado na terça-feira, o Ibovespa voltou a cair hoje (quarta-feira, 11/03), chegando a uma queda de 6,43%. O dólar voltou a subir, batendo R$ 4,70.

Ibovespa em queda. Fonte: TradingView

Mercados ativam modo-pânico

Apesar da trégua na terça-feira, os mercados voltaram a cair e o índice de Medo e Ganância sinaliza “Extremo Medo”. Os investidores parecem não estar confiantes em uma recuperação de curto prazo, pois o Coronavírus pode gerar um efeito cascata em outras áreas da economia, como foi com a guerra nos preços do Petróleo entre Rússia e Arábia Saudita.

Fear and Greed Index. Fonte: CNN

Expectativas de crescimento do Brasil são reduzidas

O Ministério da Economia informou que a estimativa oficial para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 foi revisada de 2,4% para 2,1%. A projeção consta no Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica nesta quarta-feira (11).

Publicidade

“Os impactos esperados [do coronavírus] sobre a economia brasileira situam-se dentro de um intervalo de -0,1 ponto percentual a -0,5 ponto percentual no crescimento de 2020, com um valor próximo a 0,3 ponto percentual como sendo o cenário mais provável”, informou o ministério no boletim.

Outra notícia relevante é a menor inflação para fevereiro, a menor para o mês desde os anos 2000. Isso abre espaço para novos cortes na taxa de juros, já que a inflação está controlada. No entanto, isso reduz ainda mais a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros.https://www.investificar.com.br/como-lidar-com-investimentos-em-tempos-de-crise/

Risco de recessão aumenta

O risco de recessão subiu para 53%, segundo o indicador da Bloomberg. Este já é o maior valor desde o início da Grande Recessão de 2008. Uma contração econômica nos Estados Unidos impacta todas as economias e o mercado de ações.

Com isso, os Bancos Centrais estão tentando atrasá-la ao máximo. A questão é: até quando conseguirão fazer isso por meio de corte de juros? Quando essa munição acabar, para o quê vão recorrer?

Risco de Recessão. Fonte: Bloomberg

*Texto escrito por Lucas Bassotto e publicado originalmente pelo site Investificar.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

Lançado em 1993 pela id Software, Doom conta a história de um fuzileiro espacial que luta para atravessar uma instalação de pesquisa em Marte
Imagem da matéria: Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Uma comparação prática de cinco plataformas líderes revela qual é a melhor para hospedar seus futuros agentes de IA em cenários do dia a dia