O Corinthians é o mais recente clube de futebol a lançar o seu próprio token de torcedor na blockchain da Chiliz em parceria com a plataforma Socios.com, segundo anúncio oficial divulgado na manhã desta terça-feira (22).
Os tokens de fãs são ativos digitais colecionáveis, criados na blockchain da Chiliz, e que oferecem uma série de benefícios aos detentores. “Poderão ter voz em pesquisas para decidir quem deve ser homenageado, participar de fóruns, quizzes, competições e promoções de acesso restrito, visualizar conteúdos exclusivos e receber recompensas pela interação no app da Socios.com”, diz o comunicado.
A data oficial do lançamento do criptoativo ainda não foi divulgada, mas a promessa é que aconteça em um “futuro próximo”. Quando a moeda for lançada, os torcedores brasileiros poderão negociá-la nas exchanges Mercado Bitcoin e Binance, que já oferecem suporte a esse tipo de token no Brasil.
Chiliz e Corinthians
Alexandre Dreyfus, o fundador da Chiliz e da Socios.com, comemorou a parceria e ressaltou o fato do Corinthians acumular 35 milhões de torcedores, uma das maiores torcidas do planeta.
“Os fan tokens vão moldar o futuro das interações para os torcedores no Brasil, na América do Sul e ao redor do planeta, e estou muito satisfeito por o Corinthians ter se tornado o mais recente gigante a se unir a essa transformação inédita de fãs passivos para participantes ativos”, disse.
Antes do Corinthians, o Atlético Mineiro foi o primeiro clube brasileiro a se unir à Chiliz para lançar um token de torcedor. O $GALO foi anunciado na semana passada e também não possui uma data de lançamento.
Apesar da novidade estar chegando agora no Brasil, grandes clubes do futebol europeu já contam com suas próprias criptomoedas como Barcelona, Milan, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester City. Recentemente, a seleção da argentina também lançou o $ARG, seu token de torcedor oficial.