Agora, existem mais de US$ 25 bilhões apostados na tão aguardada atualização do Ethereum.
Esses depósitos, parcelados em lotes de 32 ETH por vez, agora são validadores no Beacon Chain do Ethereum, a primeira etapa da transição a uma atualização chamada “Consensus Layer” (ou “Camada de Consenso”), anteriormente conhecida como Ethereum 2.0.
A mudança mais notável após a atualização será a migração do Ethereum de um algoritmo de consenso proof of work (ou PoW, na sigla em inglês), assim como o do Bitcoin, para um mecanismo proof of stake (ou PoS).
Esses 10 milhões de ETH, agora bloqueados no contrato de depósito, terão um papel fundamental nessa próxima iteração.
Em vez de depender de muito processo computacional e extremas cargas de energia para processar transações, o design do PoS troca mineradores por validadores.
Esses validadores e seus ethers em “staking” criam um incentivo econômico para processar apenas transações legítimas.
Se tentarem processar uma transação fraudulenta, como afirmar que o mesmo ETH foi gasto duas vezes, por exemplo, serão punidos (“slashed”) e sofrer uma penalidade monetária.
Apesar de os requisitos de hardware para operar um validador ainda sejam complexos para pessoas leigas, sem dúvidas são menos trabalhosas do que criar uma fazenda de mineração no Cazaquistão, por exemplo.
Leia Também
Validadores também são recompensados por agirem de boa-fé no ecossistema. Segundo o site Staking Rewards, a atual recompensa para stakers do Ethereum 2.0 é de 4,81%.
Para fins de comparação, a recompensa por staking nas redes Terra e Solana é de 6,09% e 5,72%, respectivamente.
Quem faz staking no Ethereum?
Ao analisar de perto o contrato de depósitos, as entidades envolvidas variam. Uma das carteiras Ethereum da corretora Kraken, por exemplo, está listada.
Em vez de criar um validador em casa, é possível fazer o staking em corretoras como Binance, Gemini, Coinbase e outras para obter um rendimento similar, mas sem ter muito trabalho.
Mais soluções nativas em cripto também existem, incluindo Lido Finance e Rocket Pool.
Não importa a forma como estão fazendo o staking; usuários parecem estar mais otimistas do que nunca sobre o lançamento da futura transição do Ethereum.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.