Conta no Twitter do Papa é alvo de oferta falsa de Bitcoin

Imagem da matéria: Conta no Twitter do Papa é alvo de oferta falsa de Bitcoin

Papa Francisco (Foto: Benhur Arcayan/Wikimedia)

A conta do papa Francisco no Twitter foi a mais recente vítima de um ataque de oferta fraudulenta de Bitcoin. Na última terça-feira (28), um perfil quase idêntico ao oficial publicou um link para uma suposta promoção de bitcoins. Na realidade o endereço levava a um site que roubava o dinheiro dos usuários enganados.

Um estudo da Duo Security revelou neste mês que ataques relacionados a contas no Twitter de grandes personalidades estão interconectados. Uma rede elaborada de contas robôs, ou botnet, fazem divulgações da falsa oferta de criptomoeda por meio de perfis muito semelhantes aos de pessoas influentes.

Publicidade

A análise envolveu mais de 88 milhões de perfis públicos do Twitter, revelando que há, pelo menos, 15 mil perfis relacionados entre si que adotam a mesma prática. As contas ainda interagem com as publicações umas das outras, aumentando a visibilidade dos perfis e criando uma ilusão de legitimidade das promoções.

Publicação do falso perfil de papa Francisco.

No caso do Santo Padre, o perfil do Twitter que publicou o scam tinha o nome “@_Poontifex”, fazendo muitas pessoas acharem que se tratava do original, “@Pontifex”. O apelido, a imagem e a descrição do perfil, contudo, são idênticos.

Outra conta robô, com o nickname “@RicardoStark7” respondeu ao tuíte com a mensagem: “Que legal! Já enviei e recebi de volta imediatamente! Você é super-rápido.”

A resposta ajudou a aumentar a visibilidade da publicação do perfil falso do Pontífice da Igreja Católica. Ela também causou a impressão de que se tratava de uma oferta real, aumentando o número de vítimas.

Publicidade

Caso Elon Musk

O CEO e cofundador da Tesla, Elon Musk, sofreu um ataque semelhante no último sábado (25). A conta do investidor de tecnologia tem 22,5 milhões de seguidores. O perfil “clonado” publicou uma falsa oferta semelhante ao caso do papa Francisco, mas oferecendo Bitcoin e Ethereum.

A conta falsa de Musk começou a ser desmascarada devido ao tipo diferente de publicações. Enquanto o investidor costuma escrever mensagens de teor filosófico, seu perfil fake começou a fazer várias publicações com dicas de investimento em criptomoedas.

Outras personalidades ligadas ao mundo da tecnologia e moedas digitais também foram alvo de ataques semelhantes, como Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, e o empresário magnata John McAfee. Até mesmo o presidente americano Donald Trump foi vítima de publicações falsamente atribuídas a ele.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/