Imagem da matéria: Consumo Elétrico com Mineração de Bitcoin Preocupa Islandeses
Usina Geotérmica de Nesjavellir, na Islândia (Foto: Gretar Ívarsson/Wikimedia)

O consumo de energia em data centers dedicados à mineração de criptomoedas na Islândia vem causando preocupações por parte de distribuidores locais de eletricidade. No país, a rede de blockchain já usa a mesma quantidade de energia que quase todas as residências juntas.

Para alguns, a efervescência atual dos criptoativos não garante que tanta dedicação a esse ramo de atividade seja segura ou vantajosa. A mineração consome grande quantidade de energia por necessitar de poderosos processadores de computador e sistemas de refrigeração para mantê-los frios.

Publicidade

Johann Snorri Sigurbergsson, gerente de desenvolvimento de negócios da HS Orka, fornecedora de energia na Islândia, comentou para a Bloomberg que o Bitcoin “provavelmente não estará por aí no futuro” mas espera que os centros de mineração ainda possam ser úteis como incubadoras de outras novas tecnologias.

Na política, o consumo de energia em centros de mineração vem sendo fonte de críticas. O poeta e candidato à presidência derrotado Andri Snær Magnason escreveu artigo para a Vice criticando duramente a atividade.

Mineração de criptomoedas é boa para o planeta como Criptonita é boa para o Super-Homem. Os vilões do mal encontraram a forma mais estúpida de desperdiçar energia.

A Islândia é um dos países mais buscados para grandes mineradores de criptomoedas devido, em parte, à sua matriz energética, baseada na atividade geotérmica mais barata que a maioria dos outros métodos de criação de eletricidade. As baixas temperaturas do país ártico também reduzem os custos, pela menor necessidade de refrigeração.

Até o fim do ano, a Islândia estima que consumirá 100 megawatts para sustentar a necessidade energética.

A ilha sofreu com a dependência econômica em poucos setores. Com a crise bancária de 2008, a bolsa de valores local chegou a cair 70%. Atualmente, o país depende principalmente da pesca, turismo e fundição de alumínio (que também consome muita energia).

Publicidade

Leia também: Foxbit Lança Novo Site, Plataforma Atrasa e Blinktrade vira Rival

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da Coinbase proximo a moedas douradas de Bitcoin

Reguladores dos EUA arquivam ação judicial contra Coinbase

CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse que a medida é uma “grande vitória” para a corretora
Imagem da matéria: Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

A líder das stablecoins fez uma proposta para adquirir participação majoritária na produtora latino-americana listada na Nasdaq
Michael Saylor posa para foro à frente do logo da Strategy

Strategy compra mais R$ 4,3 bilhões em Bitcoin

A nova compra de BTC ocorre uma semana após Michael Saylor afirmar as aquisições pela Strategy estavam em pausa
banner de divulgação hackathon chiliz

Chiliz anuncia hackathon no estádio do PSG com prêmio de US$ 150 mil

No “Hacking Paris”, os desenvolvedores terão de criar soluções web3 para fãs de futebol com prêmios distribuídos em diversas categorias