A popularidade do Bitcoin criou uma onda de interesse mundial não apenas por criptomoedas, mas também pela tecnologia blockchain em geral. Existe uma demanda cada vez maior por novas opções de pagamento nos setores de comércio eletrônico e varejo, e as empresas estão sendo forçadas a reconsiderar sua abordagem quanto ao oferecimento de métodos alternativos para a compra.
O apelo para a introdução e/ou ampliação do uso de criptomoedas como opção de pagamento em seu site de comércio eletrônico ou varejo existe independentemente se você tem planos para aderir a esta nova forma de pagamento ou se você já faz uso de algumas das criptomoedas líderes do mercado.
Por que estou dizendo isso? De acordo com um estudo recente da SoftwareFindr, cerca de 5% da geração dos millennials investiu em algum tipo de aquisição de criptomoeda. O mesmo relatório também afirma que quase 80% dos indivíduos que atualmente possuem moedas digitais as compraram por meio de aquisições peer-to-peer.
No entanto, assim como qualquer outro tipo de tecnologia ou avanço no setor financeiro, adoção de criptomoedas resultará em vantagens e desvantagens para sua empresa. Com isso em mente, vamos explorar como a implementação de criptomoedas como uma opção de pagamento pode beneficiar seu negócio.
O pano de fundo das criptomoedas
As criptomoedas são ativos digitais. O valor desses ativos digitais para as empresas se baseia no fato de que eles foram criados usando protocolos criptográficos que garantem a segurança das transações e tornam impossível a falsificação. No entanto, talvez o ponto mais importante desse recurso é que tudo isso pode ser feito sem a necessidade de intermediários, como instituições bancárias.
Essencialmente, as criptomoedas são únicas em comparação com outros tipos de moeda, uma vez que seu controle é descentralizado, diferentemente dos meios comuns de troca que dependem de um sistema bancário central. Isso significa que as criptomoedas não podem ser controladas por uma autoridade central e elas não estão sujeitas a interferências diretas dos governos. Criptomoedas utilizam um sistema de verificação peer-to-peer que elimina a possibilidade de pagamentos duplos, algo que ocorria com outras moedas digitais desenvolvidas antes do lançamento do Bitcoin em 2008.
Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre Bitcoin, a maioria ainda não tem conhecimento amplo sobre o conceito de criptomoeda. Um erro comum sobre moedas digitais é a suposição de que elas são usadas apenas para investimento. Esse equívoco contribuiu para que a maioria das pessoas e empresas deixassem de usufruir dos recursos de transação de criptografia.
Carteiras de criptomoeda
O uso dessas moedas digitais requer uma carteira de criptomoeda. Uma carteira de criptomoeda pode ser um software ou aplicativo que contém chaves públicas e privadas, além de identificadores específicos que designam a propriedade do token.
A carteira se assemelha ao conceito de ter uma conta bancária, com a diferença de que as carteiras de criptomoeda são descentralizadas e não regulamentadas. Em alguns casos, um carteira digital pode ser limitada a uma moeda específica, como Bitcoin ou Ethereum. Essas carteiras suportam apenas o armazenamento e as despesas da moeda única, com a qual são compatíveis. Por esse motivo, esse tipo de carteira é geralmente a modalidade preferida de pessoas ou investidores que focam em um único tipo de criptomoeda.
No entanto, existem outros tipos de carteiras que podem suportar várias moedas simultaneamente. As carteiras digitais com várias moedas são mais adequadas para empresas que preferem apoiar o uso de uma variedade de criptomoedas.
Existem dois tipos de carteiras de criptomoeda;
- Carteiras de software
- Carteiras de hardware
Carteiras de software; Esse tipo de carteira é considerado o mais fácil de entender,porque geralmente é a mesma plataforma usada para comprar sua criptomoeda. Basicamente, quando você cria uma conta na plataforma de troca de sua escolha, uma carteira de software é criada automaticamente. Com essa carteira, você pode realizar trocas entre diferentes criptomoedas ou até mesmo trocas cripto por sua moeda fiduciária local, como reais ou USD, diretamente a partir da plataforma de câmbio.
Essa carteira possui uma chave de segurança usada para concluir suas transações e um sistema de verificação de dois fatores para efetuar login.
Carteiras de hardware; Essa modalidade refere-se a um dispositivo físico que seassemelha a um flash drive que pode ser usado para controlar chaves privadas. Como a sua chave
privada é armazenada offline, está protegida contra hackers ou qualquer outro agente que não tenha acesso autorizado à sua carteira de software.
Um dos aspectos mais notáveis em relação às carteiras físicas é que você pode criar um código de recuperação para chaves perdidas e um PIN para acesso.
No entanto, carteiras de hardware geralmente são convenientes para investidores de longo prazo ou indivíduos que possuem grandes quantidades de criptomoedas. As carteiras virtuais representam a modalidade mais prática se você lidar com várias pequenas transações ou se não pretender manter grandes valores a longo prazo.
Criptomoedas e negócios
A adoção de criptomoedas é um pouco mais complexa para as empresas em comparação ao uso pessoal, porque há mais pessoas e ativos de negócios envolvidos. No entanto, isso não significa que seja um risco sem nenhum apelo. A verdade é que as empresas podem ter várias novas oportunidades se decidirem pela adoção de criptomoedas.
Há um número crescente de empresas integrando as criptomoedas como uma modalidade de pagamento, devido ao grande número de vantagens que promete em termos de custo e segurança, entre outros benefícios. Além disso, as empresas estão cientes da necessidade de manter-se atualizado com as novas tecnologias, especialmente aquelas que podem melhorar a prestação de serviços e oferecer aos consumidores uma variedade ainda mais ampla de alternativas de pagamento.
Vantagens das criptomoedas para empresas
Visibilidade da marca
Atualmente, qualquer empresa que aceite criptomoedas já se diferencia dos seus concorrentes. No ambiente empresarial moderno, caracterizado por um alto nível de concorrência isso é algo extremamente desejável.
Além disso, as criptomoedas têm uma comunidade apaixonada de usuários, a qual está predisposta a apoiar e comprar de empresas que não têm medo de se aventurar nessa nova modalidade de pagamentos.
Por fim, a implementação do uso de criptomoedas nos seus negócios destaca a cultura da sua empresa, podendo atrair novos clientes.
Custos reduzidos
As transações envolvendo pagamentos por criptomoedas não precisam de uma taxa de processamento. As transações são recebidas quase em tempo real, independentemente da localização geográfica do remetente e do destinatário. A ausência de limitações transfronteiriças é o principal fator por trás do baixo custo dos pagamentos cripto em comparação com aquelas realizadas usando um cartão de crédito ou débito.
No caso de pequenas empresas esse recurso pode ser altamente benéfico, pois economias pequenas como esta podem impulsionar o crescimento a longo prazo.
Minimização de fraudes
O crescimento do setor de comércio eletrônico é em parte resultado do amplo uso de cartões de crédito. Como eles fornecem uma maneira de fazer pagamentos em que não é necessária a presença física do consumidor, as empresas conseguiram atender seus clientes a partir do conforto de suas casas.
No entanto, os cartões de crédito têm seus riscos, incluindo o perigo de fraude internacional. Na maioria dos casos, fornecedores não estão dispostos a lidar com clientes fora de seus países de origem e algumas empresas proíbem pagamentos internacionais. No entanto, como as transações envolvendo criptomoedas não podem ser falsificadas, elas oferecem um nível mais alto de confiança ao efetuar pagamentos internacionais.
Salvaguardando a privacidade do consumidor
Hoje em dia é recorrente casos em que a privacidade das informações do consumidor seja comprometida por uma violação de bancos de dados de grandes empresas internacionais. Essas violações de privacidade expõem os consumidores a situações como roubo de identidade e de dinheiro, uma vez que a realização de pagamentos com cartão de crédito fornecem um longo histórico de transações que podem ser usadas maliciosamente caso sejam acessadas por pessoas mal intencionadas.
O crescimento das criptomoedas é parcialmente impulsionado pelo fato de que essa tecnologia oferece maior anonimato em relação ao processo de pagamento habitual, uma vez que os consumidores podem optar por fornecer as informações necessárias apenas para a conclusão da transação. É importante ressaltar que os consumidores desejam o anonimato por vários fatores, e não necessariamente porque estão envolvidos em transações fraudulentas. Por esse motivo, oferecer criptomoedas como alternativa de pagamento pode atrair usuários que desejam comprar de sua empresa, mas querem manter sua privacidade.
Fatores a serem considerados antes da adoção de criptomoedas no seu negócio
Flutuações das moedas
É irrefutável que as criptomoedas são afetadas pela imprevisibilidade da moeda devido à volatilidade do seu valor. Essa imprevisibilidade das criptomoedas está relacionada à sua oferta limitada, o que significa que seu valor pode variar por um período de tempo significativo. Por esse motivo, é importante levar esse fator em consideração quando você deseja implementar criptomoedas em seus negócios.
Incerteza regulatória
provável que a regulamentação das criptomoedas mude no futuro próximo, uma vez que os legisladores ainda estão apresentando leis, as quais poderão exigir adaptações por parte das empresas. Portanto, aceitar pagamentos de criptomoeda no seu negócio significa que a tributação adequada sobre transações e ganhos deve ser declarada adequadamente.
Questões de segurança
Embora a tecnologia blockchain elimine o risco de crimes cibernéticos, as criptomoedas ainda são vulneráveis ahacks envolvendo as carteiras digitais. Como as criptomoedas não são seguradas ou apoiadas, isso pode gerar grandes perdas caso sua carteira sofra uma invasão.
Limitações técnicas
As criptomoedas e as carteiras digitais estão desenvolvendo tecnologias que ainda não foram testadas integralmente. Existem várias barreiras técnicas que podem representar problemas para as empresas que ainda precisam dominar essa tecnologia por completo.
No geral, se você tem uma empresa que procura implementar pagamentos em criptomoeda, deve ter em mente que é preciso estar pronto para se adaptar às mudanças periódicas esperadas nesse setor ao longo do tempo. Com cada vez mais países começando a
padronizar o uso de moedas digitais, há muitas oportunidades a serem exploradas, desde que estejam prontos para aprender e enfrentar os desafios técnicos que possam surgir.
Sobre o autor
Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.