Prédio do Capitólio nos EUA
Capitólio, a sede do Congresso americano Foto: Shutterstock

Um esforço liderado pelos republicanos para impedir a criação de uma moeda digital do banco central dos EUA (CBDC) avançou na quarta-feira, quando a Lei Estadual Antivigilância de CBDC foi aprovada pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA com uma votação de 27-22.

Patrocinado pelo deputado Tom Emmer (R-MN), o projeto de lei busca impedir o Federal Reserve de emitir um dólar digital, citando preocupações com a vigilância financeira e a transformação do banco central em uma entidade bancária de varejo. 

Publicidade

O projeto de lei também proíbe o Fed de implementar indiretamente uma CBDC por meio de intermediários e o impede explicitamente de usar moeda digital como ferramenta de política monetária.

Emerson falou em apoio ao projeto de lei durante a sessão de discussão, dizendo ao presidente que o governo nunca deveria se envolver na criação de ferramentas para vigilância financeira.

“Ao contrário das criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin, uma CBDC é uma forma digital de moeda soberana que é emitida, monitorada e gerenciada por um banco central”, disse ele. 

“Resumindo, uma CBDC é um dinheiro programável controlado pelo governo que, se projetado sem proteções de privacidade do dinheiro, poderia dar ao governo federal autoridade unilateral para vigiar as transações dos americanos e restringir atividades politicamente impopulares.”

Publicidade

Ao contrário de criptomoedas descentralizadas como o Bitcoin, uma CBDC é uma moeda digital emitida pelo governo e executada em um livro-razão controlado pelo estado. 

Críticos — e Emmer é o principal deles — alertam que isso pode abrir caminho para a vigilância de como os cidadãos gastam seu dinheiro e para recursos programáveis ​​que podem impedir que os indivíduos gastem seu dinheiro como desejam.

A forte oposição a uma potencial CBDC nos EUA sinaliza um ímpeto crescente entre defensores da privacidade e legisladores favoráveis ​​às criptomoedas, que veem um dólar digital como um cavalo de Troia para controle financeiro.

“Burocratas sedentos por poder não medirão esforços em sua busca para obter controle sobre as mesmas pessoas para as quais deveriam estar trabalhando”, disse Emmer, apontando preocupações de que a China usará seu yuan digital para rastrear os gastos dos cidadãos e o congelamento de contas bancárias de manifestantes pelo Canadá em 2022.

Publicidade

Emmerson apresentou pela primeira vez o principal projeto de lei republicano para proibir CBDCs em janeiro de 2022. A legislação foi aprovada pela Câmara dos Representantes dos EUA no 118º Congresso.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vinteum abre inscrições para seminários técnicos gratuitos sobre Bitcoin e Lightning Network

Vinteum abre inscrições para seminários técnicos gratuitos sobre Bitcoin e Lightning Network

Não é necessário ser desenvolvedor para participar — basta curiosidade, vontade de aprender e o compromisso de acompanhar os estudos
martelo de juiz e criptomoedas sobre mesa

EUA: Gigantes das criptomoedas pedem clareza ao Congresso sobre regras de transmissão de dinheiro

Mais de 30 entidades cripto pediram ao Congresso que solicite ao Departamento de Justiça dos EUA a clarificação de uma questão essencial de fiscalização
Elon Musk envolto aos logos do X e Twitter

Elon Musk funde X e xAI e cria um gigante de US$ 113 bilhões

A fusão entre X e xAI cria um ecossistema fechado com 600 milhões de usuários, gerando um ciclo de dados, treinamento de IA e distribuição
Imagem da matéria: Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) pretende submeter uma legislação ao parlamento já em 2026, após consultar o setor cripto