A coleção de Tokens Não Fungíveis (NFT) oficial de “Game of Thrones”, apelidada de “Build Your Realm”, esgotou completamente apenas sete horas após seu lançamento nesta semana no mercado NFT da Nifty.
A alta demanda por esses colecionáveis pode ter sido fácil de prever devido à popularidade do programa (e sua nova série spinoff “House of the Dragon”). Mas muitos agora estão comparando a qualidade da arte da coleção com a criticada oitava temporada da série da HBO: uma grande decepção.
A primeira série da coleção, anunciada em novembro, é uma colaboração entre a Nifty’s e a Daz 3D, uma produtora digital que projetou e desenvolveu os NFTs.
Cada NFT, cunhado na blockchain Palm – uma sidechain compatível com Ethereum desenvolvida especificamente para NFTs – apresenta vários elementos do universo “Game of Thrones”, permitindo que os colecionadores criem seus próprios reinos e avatares exclusivos.
A distribuição dos NFTs veio por meio de uma pré-venda de 3.450 Hero Boxes e, em seguida, uma venda pública de 1.500 Hero Boxes quatro horas depois. Cada uma custa US$ 150 ( cerca de 0,11 ETH) e inclui um avatar de Herói, três Cartas de História e nove Cartas de Recursos.
A controvérsia em torno do lançamento do NFT foi dupla: problemas com a cunhagem e zombaria dos designs comicamente ruins.
Design de Game of Thrones vira zombaria
A Nifty’s anunciou que havia “pausado a fila temporariamente” devido ao congestionamento, garantindo aos compradores que veriam sua compra aparecer em breve ou seriam reembolsados.
Update on Build Your Realm Public Sale:
— Nifty’s (@Niftys) January 10, 2023
We’ve paused the queue temporarily to work through current transactions. Processed payments that did not result in NFTs appearing in your wallet will be reversed or refunded.
If any Hero Boxes remain, we’ll resume the sale shortly.
Um usuário do Twitter afirma ter esperado uma hora só para saber que teria que esperar mais 2,5 horas antes de cunhar. Outro alegou que, quando receberam suas NFTs, o preço mínimo já havia caído. O preço mínimo de uma coleção refere-se ao menor preço de um NFT dentro da coleção que pode ser comprado imediatamente.
Embora problemas relacionados à cunhagem e entrega possam ser comuns durante o lançamento de um projeto, a crítica mais notável está relacionada à aparência visual dos avatares – especificamente às mãos surreais.
bruh… 🤣 pic.twitter.com/W6vxcMg5f0
— Bryan Brinkman (@bryanbrinkman) January 10, 2023
“Esta coleção NFT de Game of Thrones é como a última temporada do show”, escreveu Justin Taylor. “Sem visão criativa e terrível.”
Loopify, pseudônimo do cofundador do projeto de jogo Web3 Treeverse, chamou a coleção de “a pior coisa que já vi”, compartilhando um avatar particularmente instável (veja abaixo).
Apesar das críticas, outros observaram que a esculhambação pode ser potencialmente algo bom para os colecionadores, tornando o material cult – e mais valorizado – no futuro. Nifty’s e Daz não responderam imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.
As coleções de NFT estão voltando?
A coleção NFT para a série de fantasia de enorme sucesso da HBO é apenas o exemplo mais recente de NFTs entrando no mainstream.
No mês passado, o ex-presidente Donald Trump lançou uma coleção de 44.000 NFTs, que se esgotaram em 24 horas. No entanto, após a empolgação inicial, aqueles que investiram na incursão do presidente Trump em colecionáveis digitais viram o preço mínimo de seus NFTs despencar.
O mercado mais amplo de NFT teve um aumento no mês passado, com muitas das 10 principais coleções tendo aumentos de dois dígitos no volume de negociação de 30 dias, como Bored Ape Yacht Club, Bored Ape Kennel Club, Azuki e CryptoPunks.
No entanto, diminuindo o zoom e observando o mercado de NFT nos últimos anos, o volume de negociação ainda é uma fração de seus máximos no final de 2021 e início de 2022.
*Traduzido com autorização do Decrypt
Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!