Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre
Shutterstock

As ações da Coinbase dispararam nas últimas 24 horas após a notícia da vitória da Grayscale na batalha judicial movida pela gestora de investimentos contra o principal regulador dos EUA, a SEC, na terça-feira (30).

O preço da ação COIN fechou negociado a US$ 85,13 por título, um aumento de mais de 15%. A maior exchange de criptomoedas da América, a Coinbase, é uma empresa de capital aberto na bolsa de valores de empresas de tecnologia Nasdaq desde 2021. 

Publicidade

Um tribunal federal dos EUA decidiu que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA não tinha uma explicação coerente para negar a aplicação da Grayscale para converter seu fundo Bitcoin Trust em um ETF de BTC à vista (spot).

A decisão, que os investidores interpretaram como uma vitória para a indústria de criptomoedas, significa que um ETF desse tipo poderá em breve estar disponível em Wall Street.

A Coinbase foi selecionada por alguns candidatos que desejam lançar um ETF de Bitcoin como custodiante e parceiro de compartilhamento de vigilância do fundo.

Isso significa que a empresa sediada em São Francisco compartilharia informações sobre negociação, atividade de compensação e identificação de clientes para reduzir os riscos de manipulação de mercado e cuidar do armazenamento do Bitcoin que sustenta as ações do fundo.

Publicidade

Um ETF Bitcoin à vista ainda não está disponível nos EUA porque a SEC tem relutado em aprovar essa aplicação. Atualmente, existem no país apenas ETFs baseados em derivativos, que dão aos investidores exposição a contratos que apostam no preço futuro dos ativos digitais. 

Mas os investidores querem um veículo de investimento que lhes dê exposição direta ao próprio Bitcoin. 

A BlackRock, a maior gestora de fundos do mundo, juntou-se em junho a ma longa lista de alto perfil de requerentes buscando a aprovação da SEC; seu CEO, Larry Fink, afirmou que há muita vontade e disposição entre seus clientes por mais exposição à criptoativos. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

A gestora parece ter recuado da estratégia de levar a SEC aos tribunais para forçar a eventual aprovação de um ETF de Ethereum à vista
Imagem da matéria: Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana salta quase 5% e deixa Bitcoin e Ethereum para trás

Solana é a moeda que mais valoriza entre as 10 principais do mercado; BTC e ETH sofrem leves quedas nesta tarde
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

Parceria em tokenização entre Mercado Bitcoin e Bolt Energy democratiza acesso ao setor de energia

A parceria entre as empresas teve início em 2022