Imagem da matéria: Coinbase dispara 15% com euforia no mercado de criptomoedas
Shutterstock

As ações da Coinbase dispararam nas últimas 24 horas após a notícia da vitória da Grayscale na batalha judicial movida pela gestora de investimentos contra o principal regulador dos EUA, a SEC, na terça-feira (30).

O preço da ação COIN fechou negociado a US$ 85,13 por título, um aumento de mais de 15%. A maior exchange de criptomoedas da América, a Coinbase, é uma empresa de capital aberto na bolsa de valores de empresas de tecnologia Nasdaq desde 2021. 

Publicidade

Um tribunal federal dos EUA decidiu que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA não tinha uma explicação coerente para negar a aplicação da Grayscale para converter seu fundo Bitcoin Trust em um ETF de BTC à vista (spot).

A decisão, que os investidores interpretaram como uma vitória para a indústria de criptomoedas, significa que um ETF desse tipo poderá em breve estar disponível em Wall Street.

A Coinbase foi selecionada por alguns candidatos que desejam lançar um ETF de Bitcoin como custodiante e parceiro de compartilhamento de vigilância do fundo.

Isso significa que a empresa sediada em São Francisco compartilharia informações sobre negociação, atividade de compensação e identificação de clientes para reduzir os riscos de manipulação de mercado e cuidar do armazenamento do Bitcoin que sustenta as ações do fundo.

Publicidade

Um ETF Bitcoin à vista ainda não está disponível nos EUA porque a SEC tem relutado em aprovar essa aplicação. Atualmente, existem no país apenas ETFs baseados em derivativos, que dão aos investidores exposição a contratos que apostam no preço futuro dos ativos digitais. 

Mas os investidores querem um veículo de investimento que lhes dê exposição direta ao próprio Bitcoin. 

A BlackRock, a maior gestora de fundos do mundo, juntou-se em junho a ma longa lista de alto perfil de requerentes buscando a aprovação da SEC; seu CEO, Larry Fink, afirmou que há muita vontade e disposição entre seus clientes por mais exposição à criptoativos. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

O Tesouro dos EUA proibiu o uso do mixer Sinbad, sucessor do Blender, afirmando que serviço era usado por hackers norte-coreanos
bitcoin core

Fundos de criptomoedas registram as maiores entradas de capital desde o rali do Bitcoin em 2021

Fundos de investimento em criptomoedas receberam as maiores injeções de dinheiro em 10 semanas desde o último rali de outubro de 2021
Exibição de NFTs na Christie''s

Como a venda quase por acaso de um NFT por US$ 69 milhões criou um gigante da Web3

Christie’s foi a responável pela venda da obra “Everydays: The First 5000 Days”, de Beeple, em um ato que mudou a história dos leilões
Imagem da matéria: Segregação Patrimonial e a Agenda Legislativa de Criptoativos no Congresso Nacional | Opinião

Segregação Patrimonial e a Agenda Legislativa de Criptoativos no Congresso Nacional | Opinião

O deputado Aureo Ribeiro comenta a importância da segregação patrimonial pelas empresas de criptomoedas que atuam no país; projeto de lei que trata do assunto pode ser votado nesta semana na Câmara