Muitos investidores, empresários e governos já mudaram de opinião sobre as criptomoedas, como o Bitcoin. JPMorgan, Goldman Sachs, Mark Cuban, e até mesmo o brasileiro Samy Dana. Todos repensaram seus conceitos sobre o novo mercado. Porém, há quem permaneça firme e forte na opinião, como Jimmy Wales, fundador do Wikipedia.
Wales disse na conferência Blockshow, que aconteceu no final do maio, em Berlim, na Alemanha, que o novo mercado é uma bolha e que provavelmente vai estourar, segundo publicação do Marketwatch.
“Neste exato momento o mundo das criptomoedas está, absolutamente, em uma bolha. Eu não acho que haja muitas pessoas que negariam isso”, disse Wales.
O pioneiro do Wikipédia também disse que o mercado de criptomoedas está prestes a ter uma grande surpresa, um violento e inesperado despertar. Ele também criticou a mídia, citando que o assunto precisaria de um “jornalismo real”, dando a entender que a imprensa idealiza o setor como sendo ‘o futuro’ do mercado financeiro.
Em uma entrevista, em outubro do ano passado, Wales alertou investidores sobre os riscos em torno das Ofertas Iniciais de Moeda, as ICOs.
“Muitos desses projetos são, na minha opinião, puros golpes. E as pessoas devem ter muito cuidado com o que está acontecendo nessa área”, disse Wales à CNBC.
Wikipedia e Bitcoin
O fundador do maior site de referência de conteúdo gratuito do mundo ressurge com esse comentário justamente num período em que o mercado não vai bem, sofrendo constantes quedas. Mobilizações sobre regulamentação também andam a passos curtos.
Em 2014 o Wikipedia começou a aceitar o bitcoin como uma das formas de doação, e que permanece até hoje através da Wikimedia Foundation, uma das razões pela qual Wales pode esperar que ele mesmo esteja totalmente errado. Claro, lembrando que a plataforma não possui anunciantes.
Um mercado dividido em opiniões
Recentemente, um crítico de longa data do Bitcoin, o apresentador da TV GloboNews, Samy Dana, se mostrou mais interessado no novo mercado financeiro em um pequeno comentário antes de adentrar no Festival GloboNews Prisma que aconteceu em São paulo em 05 de maio.
“É uma nova onda como a internet pode revolucionar vários mercados. Estamos de olho! E não é só Bitcoin não, Bitcoin é uma moeda, e estamos falando de criptomoedas, e há milhares no mundo e os horizontes se ampliam bastante”, disse Dana ao repórter.
No início de abril, Jon Matonis, cofundador da Bitcoin Foundation e executivo da VISA, mandou um recado aos céticos do mercado de criptomoedas.
“Para as pessoas que dizem que o Bitcoin é uma bolha, eu diria que ele é a agulha que vai estourar a bolha. As bolhas são os mercados insanos de títulos e os falsos mercados de ações que são apoiados pelos bancos centrais. Essas são as bolhas”, opinou Matonis.
Executivos da Goldman Sachs, como Steve Strongin e Sharmin Mossavar-Rahmani também mostraram ceticismo, especialmente em relação ao Bitcoin.
Hoje, a instituição que é uma das maiores do mundo no setor financeiro tanto opera Bitcoin quanto oferece contratos futuros.
Entusiastas defensores do Bitcoin sempre rebatem críticas ao novo mercado, principalmente quando há motivos para isso, como citou Miguel Cuneta em um de seus artigos, publicado no Medium em março deste ano que foi traduzido pelo Portal do Bitcoin.
“Vários especialistas notórios em economia chamaram Bitcoin de um esquema ‘Ponzi’ ou ‘bolha’, da mesma maneira que alguns especialistas chamaram a internet de ideia inútil. Eles não são maus e também não são nossos inimigos. São apenas ignorantes e míopes”, salientou Cuneta.
Cuneta se contempla ao dizer que “o nosso trabalho não é tentar convencê-los, mas continuar construindo valor para a comunidade, investir horas de trabalho e desenvolver o ecossistema para futuras gerações.
O ‘Bitcoin’ foi o nono artigo mais lido na plataforma no ano passado, de acordo com seu relatório anual do site, o Top 50 Report, publicado no início do ano. O artigo do Bitcoin recebeu mais de 15 milhões de visualizações.
A Wikipedia é uma enciclopédia on-line gratuita, criada e editada por voluntários em todo o mundo. O site é hospedado pela Wikimedia Foundation.
- Acompanhe nossa página no facebook: fb.com/portaldobitcoin
BitcoinTrade
Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/