Cardano segue exemplo da rede Tron e também vai ganhar stablecoin “cópia” do token UST, da Terra

Testnet do ativo Djed foi lançada com erros, mas equipe prometeu correções até lançamento da rede principal em junho
Imagem da matéria: Cardano segue exemplo da rede Tron e também vai ganhar stablecoin "cópia" do token UST, da Terra

(Foto: Shutterstock)

A Coti, empresa de soluções de pagamento, anunciou nesta sexta-feira (06) o ativo Djed como a principal stablecoin da rede Cardano, após o lançamento público de uma rede de testes (testnet) de sua iniciativa. Na tarde de quinta, a stablecoin da Tron, USDD, também havia sido lançada, com características parecidas – inspiradas no token UST da Terra, segundo especialistas.

Segundo a equipe da Coti, a Djed é uma stablecoin algorítmica descentralizada que é construída na Cardano e garantida pelo token de reserva Shen, que terá o papel de garantir a solidez de preços. “Especificamente, garante a taxa de colateralização e o estabilidade da stablecoin”, diz a nota.

Publicidade

De acordo com um vídeo explicativo, por trás da Djed está a criptomoeda nativa da Cardano, ADA. Para cada 1,0 Djed emitido, o contrato inteligente requer 0,5 ADA.

Djed Stablecoin Explained

Uma stablecoin algorítmica mantém a estabilidade por meio de uma combinação de garantia e um token de reserva, ou seja, por meio da vinculação a um ativo. No caso da Djed, sua reserva é o token Shen. Por meio do token Shen, as flutuações no preço da ADA são compensadas pelo Shen cobrindo deficiências e garantindo a taxa de colateralização.

Na rede de testes, a equipe da Djed descreve o projeto como sendo baseado em contratos inteligentes para garantir a estabilização de preços e que a moeda será útil para operações DeFi. “O contrato inteligente opera mantendo uma reserva de moedas base, cunhando e queimando stablecoins e moedas de reserva”, diz a descrição.

Ainda sobre o papel do Shen, a equipe da Djed também explicou o seguinte: “Ao cunhar o $Shen, seus detentores fornecem o serviço de estabilidade aos usuários do $Djed. Para fazer isso, eles não poderão queimar $Shen por $ADA enquanto a taxa de reserva estiver abaixo de 400%, porque os usuários de stablecoins têm prioridade para queimar suas stablecoins em um valor equivalente a USD estável pago em $ADA da reserva”.

Publicidade

Segundo o Cryptoslate, analistas relataram vários tipos de mensagens de erro ao usar a testnet pública. Isso inclui erros como ‘tipo de garantia inválido’ e ‘solicitação indisponível’.

A COTI disse que espera a descoberta de falhas técnicas nesta fase. Mas garantiu aos usuários que todas as falhas serão corrigidas para o lançamento da rede principal em junho.

Stablecoin da Tron

Descrita como “dólar descentralizado”, a nova stablecoin da Tron, USDD, foi lançada um dia antes em parceria com Alameda Research e grupo Amber. Segundo o portal The Block, que antecipou a notícia com informações de um porta-voz da empresa, a nova stablecoin algorítmica da Tron segue o sucesso da UST da Terra.

No Twitter, e equipe por trás da stablecoin fez a chamada: “Muito animados em anunciar que $USDD já está disponível no SunSwap!”. Como descreve o post, a liquidez é formada no swap com a criptomoeda Tron (TRX) e com a stablecoin Tether (USDT).

Publicidade

Sobre segurança, uma organização autônoma descentralizada (DAO) chamada Tron DAO gerenciará o USDD.

Acerca da semelhança da USDD com a UST da Terra, o The Block diz que ela está presente em quase todos os aspectos, como por exemplo, no fato de ser um ativo projetado para incentivar os arbitradores a manter seu preço atrelado ao do dólar americano, por meio da negociação entre TRX e USDD.

Logo, assim como o TRX está para o USDD, a ADA está para o Djed. Acerca do termo ‘djed’, ele faz uma possível referência a um hieróglifo em forma de pilar que representa estabilidade.