Capitual, primeiro Criptobanco disponível para brasileiros, zera taxas de saque e depósito em Reais

Imagem da matéria: Capitual, primeiro Criptobanco disponível para brasileiros, zera taxas de saque e depósito em Reais

Painel de usuário do Capitual: serviço oferece depósitos e saques em Real totalmente livre de taxas

O Capitual, startup maltesa que conta com brasileiros em seu quadro societário, anunciou recentemente que está zerando as taxas de saque e depósitos em Reais.

A plataforma permite realizar conversões entre criptomoedas e moedas fiduciárias, além de enviar pagamentos e até mesmo cobranças, que podem ser pagas em criptomoedas, mesmo por não-usuários.

Publicidade

Em processo de adaptação ao mercado nacional, a companhia informou que trabalha junto aos usuários para criar uma plataforma que atenda às necessidades do público brasileiro – necessidades estas bem conhecidas pelos fundadores, usuários de longa data das principais plataformas de exchanges brasileiras. “Uma clara deficiência das plataformas dos grandes players do Brasil é a cobrança de um percentual do valor transacionado quando se solicita um saque em reais”, afirma Guilherme Nunes, diretor de estratégia e porta-voz da companhia no Brasil.

Atualmente, as maiores exchanges do país cobram entre 0,99% a 1,99%, além de uma taxa fixa, que alcança R$ 10,00. O Capitual, por sua vez, não cobra percentual algum, mas apenas um valor fixo de R$ 5,90 para custear a transferência – valor este que também está zerado. “A ideia é fazer com que os usuários percebam o quanto as taxas praticadas pelos players do mercado têm a melhorar”, afirma Guilherme. “Não há como torcer pela aceitação das criptomoedas se o cenário se torna desanimador, e transparecer impassível de mudanças, quando se fala em taxas praticadas por exchanges e outros serviços relacionados.”

Em busca da aceitação em massa das criptomoedas

Além de fornecer soluções de pagamentos on-line, o time por trás do Capitual foca seus esforços na emissão do CapCard, um cartão de crédito pré-pago que será emitido também para clientes brasileiros, que utiliza fundos da conta Capitual do portador. “Com o CapCard, queremos possibilitar que usuários de criptomoedas tenham acesso a um jeito fácil e rápido de utilizar seus fundos no Brasil e no exterior, seja em pagamentos ou em saques em ATMs”, explica Guilherme.

Outra parte do time também trabalha no desenvolvimento de uma máquina POS que dará a lojistas a possibilidade de receber criptomoedas. O equipamento é integrado ao CapPay, um mecanismo de cobranças fornecido pelo Capitual que já pode ser integrado a sites e lojas virtuais para receber pagamentos em qualquer uma das criptomoedas suportadas pelo serviço a 0% de taxa.

Publicidade

Guilherme explica que a preocupação do time não é apenas convidar novos usuários para o mercado de criptomoedas – estimado em 2,0 milhões de usuários no Brasil – mas também de criar formas de tornar o mercado mais convidativo para este público: “Trabalhamos para levar criptomoedas a públicos que ainda não tiveram acesso a essa tecnologia. Mas, para receber esses novos players, é necessário que o ambiente esteja convidativo. Reduzir as taxas praticadas é o primeiro passo para tornar este mercado ainda mais interessante para quem está chegando.”

A plataforma está aceitando cadastros de brasileiros. Você pode criar sua conta acessando: www.capitual.com