O empresário e político Sławomir Mentzen, pré-candidato à presidência da Polônia pelo partido Nowa Nadzieja (Nova Esperança), prometeu criar uma reserva estratégica de Bitcoin em seu governo caso seja eleito em 2025.
“A Polônia deve criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin. Se eu me tornar presidente, nosso país se tornará um paraíso para criptomoedas, com regulamentações muito amigáveis, impostos baixos e uma abordagem favorável de bancos e reguladores. BTC para a Lua!”, disse o candidato em um tweet no domingo (17).
O movimento pode ter sido inspirado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que recentemente endossou o Bitcoin em seus comícios políticos e prometeu uma estratégia de reserva de BTC em seu governo. Fora esse argumento, Mentzen ainda pode citar El Salvador — o primeiro no mundo a reconhecer o Bitcoin como moeda legal — e Butão como estratégias semelhantes.
Também no domingo, o candidato reforçou sua promessa ao responder ao CEO da exchange crypto Swap.ly, Lech Wilczyński. Isso porque Wilczyński havia lembrado sobre um modelo de política criado pela Satoshi Action Fund – uma organização que promove o uso do BTC como recurso estratégico.
Wilczyński então apelou para Mentzen agir, afirmando que o projeto de lei sobre a reserva de Bitcoin está agora pronto para implementação. “Não faz sentido esperar”, argumentou; Mentzen então respondeu: “Claro”.
Holder de Bitcoin
Mentzen não é só pró-cripto como também um holder de Bitcoin. Vários sites afirmaram recentemente que ele possui pelo menos US$ 3 milhões em BTC. Não há publicações explícitas de Mentzen sobre essa quantia de BTC.
Contudo, segundo uma publicação do site Comparic há dois anos, Mentzen revelou que em 2013 investiu todos os seus fundos em Bitcoin, afirmando na época o seguinte: “Em 2013, comprei criptomoedas com todos os recursos que tinha. Apostei tudo e fui muito bem, mas era 2013. Em 2022 seria uma loucura”.
Eleições na Polônia
De acordo com uma publicação recente do Comparic, Mentzen já ganhou popularidade entre alguns eleitores, o que pode aumentar as suas chances nas próximas eleições presidenciais.
A Polônia realizará suas eleições presidenciais em maio de 2025. Mentzen surgiu como um candidato popular, ganhando apoio considerável, principalmente entre eleitores libertários e de direita. No entanto, o nome de Mentzen e de vários candidatos ainda passarão pelas plenárias dos partidos, conforme informações de seu blog pessoal.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.