O Grupo Bancário Cainvest anunciou nesta terça-feira (5) que irá começar a oferecer para investidores institucionais o serviço de custódia, liquidação e negociação de ativos digitais tokenizados. A empresa já atua como fornecedora de liquidez (“market maker”, na expressão em inglês) para corretoras como Mercado Bitcoin e Foxbit.
Conforme reportou o Valor, o objetivo da Cainvest é atender fundos de investimento do Brasil que tenham em seu portfólio produtos com criptomoedas. Essa estratégia só se tornou possível depois de outubro deste ano, quando a Instrução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fixou que os fundos de investimentos podem aplicar em ativos digitais, desde que seja por meio de uma plataforma regulada.
A nova regra da CVM estabelece que os fundos multimercados de varejo podem investir até 10% do patrimônio em ativos digitais. Isso permitiu que as empresas aumentassem os serviços prestados aos fundos de investimentos.
O Mercado Bitcoin, por exemplo, fechou recentemente uma parceria com a Vórtx que permite os gestores de fundos administrados pela empresa a adquirir criptomoedas em reais de forma simplificada, sem a necessidade de transferências de recursos para o exterior.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto