BNDES divulga lista com seis startups de blockchain que vai apoiar
Edifícios da Petrobrás e do BNDES no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Soldon)

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai começar a usar uma moeda virtual em suas operações em conjunto com o banco desenvolvimento alemão KfW, de acordo com o jornal O Globo. A nova criptmoeda, ainda sem nome, busca melhorar o processo de rastreamento do dinheiro que o banco empresta.

A reportagem afirma que o sistema, batizado de TruBudget, é fruto de uma parceria entre as duas entidades, embora o KfW já estivesse desenvolvendo a tecnologia e testando em países africanos desde a metade do ano passado, conforme o site Development Finance.

Publicidade

De qualquer maneira, o sistema será usado para o pagamento de fornecedores nos projetos apoiados pelo banco, como por exemplo, projetos do Fundo Amazônia, que é gerido pelo BNDES mas recebe dinheiro de organizações internacionais.

Blockchain Nutella

Conforme o jornal, o sistema vai funcionar como uma carteira de pagamentos eletrônica na qual o banco vai repassar os pagamentos em criptomoedas para os fornecedores, que depois converterão em dinheiro ‘real’.

O BNDES afirma que todo o caminho do dinheiro ficará registrado na plataforma, que usa uma tecnologia Blockchain, mas que, ao contrário do Bitcoin, os nomes não serão anônimos.

Especialistas em criptomoedas, porém, dizem que o sistema é diferente, pois é como se fosse um banco de dados privado e controlado pelas partes, enquanto o blockchain ‘raiz’ é sempre imutável, descentralizado e transparente.

Publicidade

Ao Development Finance, o membro do departamento de inovação do KfW Jure Zakotnik disse que a tecnologia aumenta a transparência de dados e processos entre todos os parceiros — tanto doadores quanto países em desenvolvimento.

“Permite que qualquer um valide e rastreie como e com qual propósito os fundos estão sendo usados”, disse.

Leia Também: Blockchain vai Mudar o Futuro da Economia Mundial

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas, alerta Banco Central

Também foram potencialmente expostos dados como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta
Imagem da matéria: Real completa 30 anos com desvalorização de mais de 40% no período

Real completa 30 anos com desvalorização de mais de 40% no período

Lançado em julho de 1994, o real já chegou a valer mais que o dólar quando havia paridade cambial