Blockchain do Ethereum trava pela segunda vez e preocupa investidores

Rede interrompeu a finalização de blocos por mais de uma hora
Imagem da matéria: Blockchain do Ethereum trava pela segunda vez e preocupa investidores

Foto: Shutterstock

O Ethereum, a segunda maior blockchain do mundo em capitalização de mercado de criptomoedas, sofreu um problema técnico na sexta-feira (12), o que fez com que a rede interrompesse a finalização de blocos por mais de uma hora.

A função ‘finality’ leva cerca de 15 minutos e se refere à garantia de que um bloco não possa ser alterado ou removido da blockchain sem queimar pelo menos 33% do ETH total em staking, de acordo com a Fundação Ethereum.

Publicidade

A rede perdeu a ‘finality’ por cerca de uma hora na tarde de sexta-feira — o segundo problema desse tipo em 24 horas. Na quinta-feira (11), blocos estavam sendo propostos, mas não validados durante uma janela de 25 minutos.

A causa dessas interrupções ainda permanece incerta, o que levou muitos na comunidade cripto a recorrerem às mídias sociais para discutir e tentar descobrir o que deu errado.

O conhecido investidor e apoiador do Ethereum Adam Cochran escreveu no Twitter:

“A finalidade da cadeia de beacons do ETH falhou por mais de uma hora, estamos no tempo de vazamento de inatividade e não há como negar que isso agora é uma falha. Esperando que isso seja apenas um problema de implementação para um único client resolver e não um problema de protocolo maior… de qualquer forma, não é bom”.

Menos preocupação com Ethereum

No entanto, outros não estão tão preocupados. O desenvolvedor principal do Ethereum, Eric Conner, disse no Twitter que a rede “não caiu”, mas sim que havia um bug em alguns clientes que já foi corrigido.

Publicidade

O problema de finality, independentemente de sua origem ou duração, continua controverso. Apesar das transações parecerem processar, o fato de não serem finalizadas pode significar que elas podem ser potencialmente reordenadas ou simplesmente ignoradas.

O construtor do Ethereum pseudônimo Superphiz twittou um aviso contraditório no qual afirmou que a segunda onda havia acabado, mas que os usuários devem esperar uma terceira.

“Mas não se preocupe muito”, disse. “Por pior que pareça, a cadeia continua funcionando e eventualmente é finalizada.”

No momento em que este texto foi escrito, a rede está funcionando novamente em plena capacidade, com blocos sendo finalizados, embora os usuários e desenvolvedores permaneçam em alerta.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.