Bitcoin Não é uma Bolha; É uma Curva S e Está Apenas Começando

Imagem da matéria: Bitcoin Não é uma Bolha; É uma Curva S e Está Apenas Começando

Uma das histórias mais intrigantes que sustentam o recente aumento dos preços do bitcoin é a forma como as instituições financeiras irão interagir com a moeda.

O mercado futuro de bitcoin do CBOE abriu as portas para que os gigantes de Wall Street participem do mercado.

Publicidade

Na escala macro, no entanto, podemos estar testemunhando a formação de um padrão maior; uma curva em S correlacionada com o preço.

A curva S é a curva de adoção clássica aplicada ao advento das novas tecnologias. Como percentual da população, a adoção parece uma fase de atraso em que a tecnologia é utilizada pelos inovadores da referida tecnologia, seguida de uma fase de adoção precoce liderada por pessoas que muitas vezes assumem riscos para serem as primeiras pessoas em um mercado. Após a fase de adoção inicial (~ 16% da população agora está participando), surge um ótimo “ponto de inflexão”, onde o uso amplo da tecnologia parece inevitável. O ponto de inflexão dá origem à “Maioria Primitiva” que se junta à diversão, seguido da maioria tardia e, finalmente, os ”atrasados” que permitem que o topo da S assente em abordagem direta da adoção total. A curva, como fator de tempo e adoção, parece ser a seguinte:

Esta curva correlaciona-se bem com a adoção de algumas das maiores inovações tecnológicas em nossa história recente:

Algumas coisas importantes a observar é que esta é apenas a adoção dos EUA. Grande parte do mundo ficou para trás dos EUA no boom dos consumidores na década de 1900. Todas essas curvas, por mais íngremes que sejam, seguem a mesma tendência da curva S.

Então, o que isso poderia significar para o bitcoin? É difícil escolher uma métrica para definir a adoção do bitcoin e, de fato, há debates sobre se uma métrica a captura com precisão. No entanto, por simplicidade, vou destacar as pesquisas do Google para bitcoin e os usuários da Coinbase para registro da tendência de adoção global.

Publicidade
Pesquisas por Bitcoin no Google
Crescimento dos usuários da Coinbase

Isso parece mostrar um padrão muito semelhante ao que poderia ser a fase de transição entre “Inovadores” e “Primeiros Participantes”. Apenas para lembrar a afirmação anterior, é muito difícil colocar um número na adoção de bitcoin.

Então, por que isso é notável? Bitcoin pode ser a primeira curva S “comprável”. Como esta é uma moeda de oferta limitada, mais usuários adotando e usando isso exigem um aumento no preço. Se essa correlação é mesmo refletida sobre a ação atual do preço é uma questão praticamente incontestável, e a inclinação óbvia seria a existência de um valor adicional especulativo. No entanto, com um aumento na adoção, parece haver um piso subindo para capturar qualquer “explosão de bolhas” que possa ocorrer, se e quando isso acontecer.

“Eterno setembro” é a frase usada para descrever setembro de 1993, quando a adoção generalizada da Internet começou a parecer inevitável. Ocorreu depois que a AOL começou uma campanha de correspondência que oferece testes gratuitos de seu serviço de internet, levando a um afluxo de usuários de internet que nunca terminou. Daí “Eterno setembro”.

Para comparar a adoção do bitcoin ao seu complemento – a internet – isso pode muito bem ser o episódio do “eterno setembro” para o bitcoin.

Se a teoria da adoção da curva S se aplica ao bitcoin, então segure-se firme.

Veja todos na lua.

*Texto escrito por @brandongreen26