Em uma advertência pública na sexta-feira, o ministério das finanças da Índia advertiu os cidadãos contra o investimento em moedas virtuais como o bitcoin, comparando-os aos esquemas ponzi.
O Ministério das Finanças da Índia emitiu uma declaração hoje advertindo as pessoas contra riscos para os que investem em moedas digitais, incluindo o Bitcoin, afirmando que eles não possuem valor intrínseco e não são apoiados por nenhum ativo. “Mera especulação” está dirigindo os preços do bitcoin e outras moedas virtuais, disse o ministro das Finanças.
Um trecho do aviso dizia:
Existe um risco real e elevado de bolha do tipo observado em esquemas ponzi que podem resultar em um crash repentino e prolongado que irá expor os investidores, especialmente os investidores de varejo que podem perder o dinheiro suado. Os consumidores precisam estar alertas e extremamente cautelosos para evitar ficar presos em tais esquemas Ponzi.
As criptomoedas não são apoiadas pelo dinheiro do governo e não são consideradas legais, acrescentou o Ministério das Finanças, acrescentando que suas transações são criptografadas e que, portanto, são “prováveis” para atividades ilegais como “financiamento do terrorismo, tráfico de droga e outros atos de lavagem de dinheiro”.
Além disso, o ministério advertiu os investidores que ao adotar ou comercializar criptomoedas, eles estão “inteiramente ao seu risco” devido à falta de proteção do consumidor. Eles “devem evitar participar” das criptomoedas, acrescentou a autoridade, deixando claro não entender muito sobre o mercado de criptomoedas.
Leia Também: 7 Criptomoedas que Vieram Antes do Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br