O Bitcoin (BTC) e o resto do mercado de criptomoedas teve uma manhã difícil nesta terça-feira (16). A maior moeda do mercado teve uma queda de quase 10% nas últimas 24 horas e caiu abaixo dos US$ 60 mil, conforme dados do Coinmarketcap.
O movimento arrastou junto todas as principais moedas do ecossistema. Solana (SOL), Ethereum (ETH), Cardano (ADA), Polkadot (DOT) e XRP também tiverem perdas significativas — entre 10% e 15%.
As moedas meme como Dogecoin (Doge) e Shiba Inu (SHIBA) não escaparam da queda e também caíram por volta de 10%. A queda da SHIB pode ter sido em parte segurada pelo fato da animação da comunidade com a listagem recente da moeda na Gemini, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mercado americano.
Possíveis causa da queda do Bitcoin
O mercado está especulando sobre os motivos da queda. Uma das possibilidades, segundo o Coindesk, é que os traders estão inseguros quanto aos reportes sobre criptomoedas incluídos na lei de infraestrutura assinada pelo presidente americano na segunda-feira (15).
A medida prevê que reportes de broker que negociarem acima de US$ 10 mil e pode afetar até mesmo mineradores de bitcoin baseados no país.
Outro motivo seriam os comentários recentes do CFO do Twitter, Ned Segal, ao Wall Street Journal, afirmando que ter criptomoedas em caixa não fazia sentido para a empresa no momento.