Bitcoin (BTC) atinge 50% de dominância de mercado e bate máxima de dois anos

Investidores enxergam BTC e ETH como “rei e rainha” do mercado de criptomoedas
Imagem da matéria: Bitcoin (BTC) atinge 50% de dominância de mercado e bate máxima de dois anos

(Foto: Shutterstock)

A dominância do Bitcoin (BTC) no mercado de criptomoedas superou os 50% – batendo o recorde dos dos últimos dois anos, desde abril de 2021 -, nesta terça-feira (20). Ao mesmo tempo, a dominância do Ethereum (ETH) tem se mantido consistente na região dos 20%, desde agosto de 2022.

Comentando o assunto, um investidor publicou no Reddit r/CryptoCurrency uma postagem com o título de “Bitcoin é rei: após 112 semanas, o domínio do Bitcoin está finalmente acima de 50% novamente”.

Publicidade

A dominância se refere à porcentagem da capitalização de mercado do BTC em relação ao restante dos criptoativos disponíveis no mercado.

Cada índice de criptomoedas realiza o cálculo de forma independente e a superação atual diz respeito ao índice do TradingView. CoinMarketCap e CoinGecko ainda registram valores inferiores aos 50%, no momento de redação.

  • CoinMarketCap: 48,81%
  • CoingGecko: 47,04%

A capitalização de mercado é medida ao multiplicar o preço unitário do ativo, pela quantidade total do ativo em circulação. O Bitcoin, no momento, possui cerca de US$ 530,69 bilhões.

A porcentagem varia, pois cada índice possui mais ou menos criptoativos listados e considerados na conta total. Quanto mais criptomoedas existentes são consideradas no cálculo, menor a dominância do “rei”.

Publicidade

A última vez que o Bitcoin foi avaliado acima da metade do restante do mercado pelo TradingView foi em abril de 2021, durante o mercado de alta (bull run), quando ele perdeu esta marca e chegou a cerca de 40% de dominância.

Ethereum vira “Rainha” das criptomoedas

Em um tom de brincadeira, em resposta ao post de “Bitcoin é rei”, outro investidor publicou, também no r/CryptoCurrency, a postagem: “Ethereum é a rainha: o valor de mercado do Ethereum (20% do total) agora é maior do que todas as outras moedas alternativas combinadas (19% do mercado total), algo que não acontecia há anos”.

Ele também leva o índice do TradingView em consideração. Ethereum possui US$ 209,50 de capitalização de mercado no momento de redação e os outros índices registram porcentagens diferentes de dominância, também para o ETH.

  • CoinMarketCap: 19,32%
  • CoingGecko: 18,59%

A dominância do segundo maior criptoativo do mercado já vinha se mantendo constante na região dos 20% desde maio de 2021 — há dois anos.

Publicidade

No entanto, o autor do novo post aponta para que ela superou, pela primeira vez em anos, a dominância de todas as outras altcoins (excluindo BTC e ETH). Daí a relevância do momento atual, segundo o investidor.