Imagem da matéria: Plataforma do Bitcoin Banco vai Permitir que a Justiça Acesse Dados de Usuários de Exchanges do Brasil
(Foto: Shutterstock)

O Grupo Bitcoin Banco criou uma plataforma de consulta de dados de investidores de criptomoedas exclusiva para a Justiça brasileira, o BitScore Coin.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado nesta segunda-feira (18), usuários que estiverem sob investigação poderão ter todos os seus dados periciados mediante um mandado judicial, caso o serviço seja aceito no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Publicidade

Desta forma, as corretoras de criptomoedas NegocieCoin e Zater, pertencentes ao Bitcoin Banco, e que estarão interligadas ao BitScore Coin, vão servir de apoio ao judiciário em casos de usuários envolvidos em crimes financeiros ou relacionados a eles.

Portanto, uma autoridade poderá acessar o site a partir do CPF e data de nascimento do investigado. Se vier ao caso, a mesma poderá solicitar o bloqueio da conta.

Isso vai diminuir a zero o tempo de espera atual que um magistrado aguarda por depender do andamento de ofícios, protocolos e retorno dos departamentos jurídicos das corretoras.

O grupo pretende apresentar a nova plataforma ao CNJ nos próximos dias e espera que ela seja aceita como uma ferramenta nos moldes da Bacenjud e da Renajud.

Publicidade

Ambos sistemas se interligam à Justiça, um ao Banco Central e às instituições bancárias e o outro ao Departamento Nacional de Trânsito, respectivamente.

De acordo com a nota, o presidente do grupo, Claudio Oliveira, disse que a ideia é impedir que criminosos ajam no novo mercado financeiro, que, segundo ele, havia a necessidade de um serviço como este.

Caso a plataforma venha a ser homologada pelo CNJ, somente as autoridades terão o acesso e mediante ordem judicial. A consulta de atividades dos suspeitos acontecerá à distância, como um SPC ou SERASA, por exemplo.

Segundo o boletim de imprensa, o presidente do grupo disse, também, que tudo o que está no blockchain já é público, mas não há uma ferramenta para associar as informações para um resultado mais preciso. O próprio sistema foi configurado para examinar e definir um resultado.

Publicidade

O projeto também prevê uma Interface de Programação de Aplicações (API), que é um processamento que permite a troca de informações entre dois ou mais sistemas, disponibilizando, assim, a entrada de outras exchanges na plataforma de consulta.

Quebra de sigilo

No Brasil, o sigilo bancário é um dever das instituições financeiras de manter resguardados os dados de seus clientes. A eventual quebra desse sigilo só pode ocorrer mediante autorização judicial, nos casos onde houver suspeita de movimentação ilegal dos recursos da conta do cidadão.

O pedido de quebra do sigilo bancário deve partir de autoridades competentes, como o Ministério Público e Polícia Federal.

A quebra do sigilo bancário sem autorização do Poder Judiciário ou sem a solicitação de uma CPI é crime, que, no Brasil, é passível de pena de um a quatro anos de prisão para o infrator.

O BitScore Coin, portanto, é uma ferramenta que ficará à disposição da Justiça e a primeira exclusiva para o mercado de criptomoedas, cuja ideia poderá ser parte de uma possível regulamentação.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

Publicidade
Talvez você queira ler
Pelé segura taça Fifa me evento

BitGo nega parceria com novo negócio de criptomoedas de filhos e ex-mulher de Pelé

JanBank, que tem familiares de Pelé e um pastor como sócios, será focada em pagamentos com Bitcoin, Ethereum, entre outros criptoativos
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente