Binance vai lançar nova blockchain para armazenamento descentralizado de dados

BNB Greenfield será a quarta rede do ecossistema BNB; exchange diz que projeto vai garantir controle e monetização de informações pelos usuários
Simulação de rede de dados com logo da Binance

Foto: Shutterstock

A BNB Chain, ecossistema por trás da exchange descentralizada Binance Smart Chain, publicou nesta quarta-feira (1) o white paper da BNB Greenfield, uma blockchain com um novo padrão de armazenamento descentralizado de dados, focado na propriedade e utilidade de informações Web3. Segundo o anúncio, a rede vai prover o controle total de dados pelos usuários do sistema criado pela corretora de criptomoedas.

“O BNB Greenfield é uma infraestrutura de armazenamento descentralizada dentro do ecossistema mais amplo do BNB Chain, onde usuários e dApps podem criar, armazenar e trocar dados com propriedade total para formar uma nova economia de informação”, descreve a BNB Chain.

Publicidade

Segundo a publicação, a iniciativa apresenta um novo paradigma estrutural e econômico para dados na era Web3, com uma rede que poderá ser usada tanto para propriedade quanto monetização de dados entre os participantes do ecossistema BNB Chain.

Com a BNB Greenfield, que também vai contar com o uso do token nativo da corretora, Binance Coin (BNB), o ecossistema BNB vai contar futuramente com quatro blockchains, já que a zkBNB se encontra em fase de testes; as outras são BNB Beacon Chain e BNB Smart Chain.

Como vai funcionar a BNB Greenfield

O BNB Greenfield, que conta com interfaces de contrato inteligente para aplicativos Web3, consiste em um sistema com três movimentos trabalhando em conjunto para fornecer um novo sistema de armazenamento de dados descentralizado “tudo com o usuário no centro”.  

  • Os usuários carregam seus dados com acesso exclusivo e permissões de uso; 
  • Os provedores de armazenamento mantêm esses dados off chain com redundância e backup adequados; 
  • Os metadados do registro BNB dos usuários são armazenados na blockchain BNB Greenfield.

Em resumo, na BNB Greenfield, os usuários que possuem tokens BNB e um endereço BNB Chain podem armazenar dados de maneira análoga aos serviços de armazenamento em nuvem Web2, como o DropBox, por exemplo, comentou o site Coingape.

Publicidade

A iniciativa também conta com as equipes de desenvolvedores da comunidade da Amazon Web Services (AWS), NodeReal e Blockdaemon, que estão fornecendo suporte para testes de infraestrutura Web3.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!