Binance será “asfixiada” pelo processo da SEC segundo Kevin O’Leary

Estrela do “Shark Tank” diz que as principais empresas de ativos digitais de hoje provavelmente estão destinadas a viver apenas nos livros
Kevin O'Leary, do programa "Shark Tank" é fotografado

Shutterstock

O empresário canadense e estrela do “Shark Tank”, Kevin O’Leary, acredita que os cripto cowboys logo se tornarão uma coisa do passado, já que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está “laçando” legalmente duas das empresas mais proeminentes do setor.

Em uma entrevista para o Decrypt, O’Leary disse que os processos consecutivos da SEC contra as exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase — revelados esta semana — serão lembrados como um ponto de inflexão dentro da indústria, levando a noção “Velho Oeste” e desbravadora do setor cripto em direção a mudanças significativas.

Publicidade

“Acho que, como indústria, vamos deixar o passado para trás e vamos encontrar um novo futuro”, disse O’Leary. “Há tanta coisa que essa tecnologia oferece e, no entanto, permanece atolada em um ambiente não regulamentado e desonesto.”

O’Leary disse que o aumento no escrutínio regulatório que a indústria de ativos digitais enfrentou após o colapso da FTX é uma coisa boa, explicando que ele está cansado da má fama dos criptoativos, seja nas manchetes ou no Capitólio.

O’Leary era um investidor na FTX e serviu como porta-voz da exchange. Ele também é um dos vários réus nomeados em uma ação coletiva contra celebridades que promoveram o extinto império cripto de Sam Bankman-Fried, como Tom Brady, Larry David e Shaquille O’Neal.

“No contexto da FTX, invisto muito em startups”, disse O’Leary, acrescentando que não concorda com as alegações apresentadas no processo. “Tenho grandes advogados, mas vou deixar os tribunais decidirem.”

Publicidade

Seus comentários surgem depois que Binance e o CEO da empresa, Changpeng Zhao, foram apontados por 13 acusações civis pela SEC na segunda-feira. A Agência alega que a Binance se envolveu em uma “extensa rede de enganos” ao misturar fundos de clientes e violar deliberadamente as leis de Valores Mobiliários dos EUA, entre outras acusações.

A exchange, que é a maior do mundo, descreveu o processo como “irracional” e “equivocado”.” Mas O’Leary disse que a ação de execução da SEC provavelmente privará a Binance de capital, apesar de tudo o que a empresa possa pensar ou argumentar.

“A verdade é que uma exchange regulamentada é muito menos lucrativa do que uma exchange não regulamentada e desonesta”, disse O’Leary. “[Isto é] até que você seja processado e enviado para a idade da pedra pela SEC. E é aí que a Binance se encontra hoje.”

O’Leary observou que a SEC recomendou que os ativos da Binance fossem congelados, o que também pesará na plataforma, já que os clientes cautelosamente “saíram da plataforma” e farão a retirada de seus fundos. O’Leary acredita que o processo também afetará a capacidade da Binance de se expandir para outras jurisdições regulatórias.

Publicidade

“Talvez você caia nas sombras, e você só jogará nos mercados desonestos — mas com certeza, aos poucos a empresa será asfixiada”, disse ele. “Não é bom, vamos encarar dessa forma.”

As dores de cabeça legais da Coinbase são uma história diferente, disse O’Leary, afirmando que a principal exchange de criptomoedas dos EUA enfrenta uma batalha difícil que é menos conturbada do que a da Binance.

A Coinbase na terça-feira foi surpreendida por várias acusações dizendo que não conseguiu se registrar na SEC como uma casa de câmbio, câmara de compensação e corretora. O processo também rotulou os produtos de staking oferecidos pela Coinbase como títulos não registrados — bem como uma série de tokens negociados na plataforma.

A exchange levou a SEC a tribunal por causa de sua chamada petição de regulamentação que pede regras mais claras sobre criptoativos, argumentando que a indústria foi sufocada pela abordagem regulatória da agência. Na terça-feira, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong destacou essa mensagem no Twitter e sinalizou que a exchange está preparada para se defender.

“Em vez de publicar um livro de regras claro, a SEC adotou uma abordagem de regulamentação por aplicação que está prejudicando a América”, disse Armstrong. “Então, se precisamos nos valer dos tribunais para obter clareza, que assim seja.”

Publicidade

Regarding the SEC complaint against us today, we're proud to represent the industry in court to finally get some clarity around crypto rules.

Remember:
1. The SEC reviewed our business and allowed us to become a public company in 2021.
2. There is no path to "come in and…

— Brian Armstrong 🛡️ (@brian_armstrong) June 6, 2023

O’Leary disse que a decisão da Coinbase de “entrar no ringue com a SEC” é um desvio para os investidores institucionais, apontando para o afundamento do preço das ações da exchange. Ele disse que o fato de a Coinbase ter optado por não chegar a um acordo com a agência, preferindo litígios, não inspira confiança nos acionistas.

“A ideia de que você pode vencer a SEC — uma instituição com recursos ilimitados que fez uma cobrança muito focada — não é uma probabilidade fácil e não é uma boa para os investidores”, acrescentou O’Leary.

O Presidente da SEC, Gary Gensler, tem repetidamente falado com as empresas de ativos digitais para “entrar e registrar” com a agência, mas Armstrong disse na terça-feira que não existe tal caminho para a regulamentação com o cão de guarda. O’Leary disse que os investidores institucionais ainda não gostam da luta da Coinbase.

“Você poderia entender como os investidores institucionais estão cansados”, disse O’Leary, acrescentando que a exchange poderia fazer mais para se tornar regulamentada, “em vez de permanecer como uma pioneira com uma série interminável de flechas batendo nas costas todas as semanas, à medida que você perde bilhões de dólares de capitalização de mercado.”

No final das contas, O’Leary acha que muitas das principais empresas de ativos digitais de hoje morrerão, seja por falta de maturidade ou experiência. E eles não têm o que é preciso para levar a indústria para o próximo nível, onde as instituições se sentiriam confortáveis em reinvestir em projetos relacionados a criptomoedas ou tokens como o Bitcoin, disse ele.

“Eles não entendem o conceito de integrar o sistema financeiro global de uma forma que permita que as instituições participem”, disse O’Leary. “Temos que agradecê-los pelo serviço prestado e o empreendedorismo, mas elas precisam ir embora.”

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.