A Binance, uma das maiores corretoras de criptomoedas, anunciou que poderá vir a remover a criptomoeda Centra (CTR), após a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos ter acusado os fundadores da empresa de criarem uma oferta inicial de moedas (ICO) na qual causaram prejuízos aos investidores de mais de R$100 milhões.
De acordo com a SEC, os cofundadores da empresa Sohrab “Sam” Sharma e Robert Farkas foram presos e acusados de fraude. Farkas tentou até sair do país, mas foi detido antes de embarcar no avião.
Em resposta a este comunicado a Binance informou os seus clientes de que pode vir a remover a criptomoeda CTR da sua plataforma, dando um aviso de 72h caso o faça. O aviso da corretora diz:
“Este é um anúncio especial sobre o alto risco associado ao token CTR à luz das informações divulgadas, relacionadas a atos polêmicos e fraudulentos dos membros associados à equipe da Centra Tech.”
A Centra Tech conseguiu acumular os seus fundos ao promover a sua ICO com a ajuda de executivos fictícios com currículos invejáveis. Recorreu à publicidade enganosa, afirmando que lançaria um cartão de débito para fazer pagamentos com criptomoedas.
Esta cartão, de acordo com a empresa, estaria garantido pela Visa e pela MasterCard. De acordo com a SEC, a Centra Tech nunca fez qualquer parceria com estas empresas. Além disto, a Centra Tech fez publicidade com a ajuda de celebridades como Floyd Mayweather.
Spending bitcoins ethereum and other types of cryptocurrency in Beverly Hill https://t.co/q9VZ3MzpK8 pic.twitter.com/BYyOFUnm8W
— Floyd Mayweather (@FloydMayweather) September 15, 2017
Binance negocia o maior volume
O regulador do EUA pretende não só acusar Farkas e Sharma, como também proibi-los de poderem voltar a ser administradores ou diretores de empesas públicas no país e de participarem em qualquer oferta de valores mobiliários, estando estas relacionadas com criptomoedas ou não.
Apesar da Binance ter avisado seus usuários, a moeda CTR está em muitas outras corretoras, incluindo a Cryptopia e a HitBTC. É na Binance, no entanto, que a criptomoeda vê 95.2% do seu volume de troca diário.
Após a SEC ter revelado que deteve os cofundadores da Centra Tech e de a Binance ter avisado os seus utilizadores, a criptomoeda começou a despencar. Está atualmente US$ 0.10 depois de ter perdido 68.3% do seu valor em apenas 24 horas, de acordo com dados da CryptoCompare.
Leia também: Foxbit Processa Banco Inter por Fechamento de Conta
BitcoinTrade
BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br