O bilionário Richard Branson, fundador da gigante Virgin Group, com sede em Londres, no Reino Unido, disse que está preocupado com a quantidade de golpes envolvendo o Bitcoin, de acordo com uma postagem no blog oficial da empresa na última quinta-feira (03).
“Várias vezes alertei as pessoas sobre histórias enganosas ligando minha imagem a planos de enriquecimento rápido, anúncios dissimulados, endossos e esquemas falsos de negociação binária”, iniciou Branson.
Ele relatou que, apesar de ter elogiado a criptomoeda e sua tecnologia em certas ocasiões e também discutido bastante sobre seu potencial financeiro, nunca endossou nenhuma falsa propaganda sobre Bitcoin.
Relatou, também, que é preocupante o fato de usarem sua imagem para propagarem planos fraudulentos de investimento usando sua representação ou de qualquer personalidade de forma ilícita.
Richard Branson tem uma uma fortuna avaliada em US$ 5 bilhões, segundo a Forbes. Seu grupo, o Virgin, investe em música, aviação, vestuário, biocombustíveis e até viagens aeroespaciais.
“Os fatos mais comuns são histórias falsas que se espalham on-line nas quais me citam como sendo conivente com o plano oferecido, geralmente por criminosos”, escreveu Branson.
“Embora eu frequentemente tenha comentado sobre os benefícios potenciais dos desenvolvimentos genuínos do Bitcoin, eu absolutamente não endosso essas histórias falsas”, completou.
O dono da Virgin se refere a golpes que tomam forma de notícias mentirosas e alegam falsamente que ele aprova e apoia financeiramente um produto ou empresa de investimento em criptomoeda.
Branson disse que a equipe jurídica da empresa já lidou com centenas de casos como estes só no ano passado, acrescentando que a empresa também pressionou as plataformas de redes sociais a serem mais proativas no combate a este tipo de anúncio.
Apenas um simples post pode comprometer qualquer personalidade. Basta uma imagem, uma ‘fala’ e um direcionamento para a página do ‘negócio’.
“Eles são capazes de ‘encarnar’ veículos de notícias bem conhecidos para fazê-los parecer mais legítimos e apresentarem falsos endossos por personalidades como Bill Gates ao meu lado, por exemplo”, relata Branson.
No caso da imagem abaixo, a ideia sugere que Branson está otimista em relação ao Bitcoin. Mesmo que o direcionamento não seja para o Yahoo, pessoas sem muita experiência podem cair num golpe ou simplesmente entrar num site malicioso por conta do apelo com o uso da imagem de uma pessoa rica e famosa.
Essa publicação no Twitter mal elaborada denuncia um certo despreparo do criador. Ele escreve ‘BitCoin’ – com C maiúscula – forma abolida na comunidade da criptomoeda, e o logotipo vermelho praticamente extinto da Yahoo.
Branson aconselhou a todos que permaneçam vigilantes. Pediu para que os usuários verifiquem se estão clicando em sites legítimos, com endereços de sites oficiais e contas de redes sociais verificadas.
Ele também indicou um site de dicas sobre como evitar golpes on-line, o Citizens Advice, e pediu para que denunciem à plataforma caso encontrem algo de cunho fraudulento.
Em junho do ano passado Richard Branson foi um dos investidores da carteira on-line Blockchain.info. Na ocasião foram arrecadados US$ 40 milhões que seriam destinados para alavancar o crescimento da plataforma que na época já havia emitido cerca de 15 milhões de carteiras.
Cobertura Completa
Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo na Bitconf VI São Paulo 2018, o Portal do Bitcoin criou uma página especial que será alimentada em tempo real com matérias, fotos e vídeos, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/cobertura-bitconf-vi/
BitcoinTrade
BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br