BeeFund: Veja nome e CNPJ dos responsáveis pela suposta pirâmide

BinexFund é a nova plataforma criada pela BeeFund, empresa que lesou milhares de pessoas ao prometer altos retornos e congelar fundos
Imagem da matéria: BeeFund: Veja nome e CNPJ dos responsáveis pela suposta pirâmide

Logo da BeeFund (Imagem: Reprodução)

A aparente pirâmide financeira BeeFund criou uma nova plataforma na terça-feira (17) e os indícios de ser outro esquema ponzi são grandes. Um dos meios de atrair clientes tem sido compartilhar imagens de print screens em um grupo de Telegram que supostamente mostrariam saques efetuados e pagos pela BinexFund, a nova plataforma. 

Nestas imagens, aparece que o depósito foi feito por uma empresa chamada ICE Empreendimento LTDA, que tem o CNPJ 57.470.132/0001-02 e é sediada no Distrito Federal. A companhia foi fundada no dia 27 de setembro deste ano e está em situação ativa junto a Receita Federal. Tem como atividade econômica a “intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral; exceto imobiliários”.

Publicidade

A única sócia da ICE Empreendimento se chama Tauany Veiga Farias, que é também a única sócia de outra empresa, chamada Vital Negócios Digitais LTDA. Esta outra empresa tem o CNPJ de número 54.166.044/0001-15, é sediada em São Paulo e foi fundada no dia 4 de março deste ano.

Para saber qual a relação das empresas com a BeeFund e a BinexFund, a reportagem do Portal do Bitcoin tentou entrar em contato com Tauany Veiga por meio de um telefone e um e-mail que estão registrados, mas não houve retorno até o momento da publicação deste texto.

Processos judiciais envolvendo e Vital Negócios

A ferramenta de busca de jurisprudência Juit Rimor não tem resultados pelo nome de Tauany e da ICE Empreendimentos, mas apresenta dois processos judiciais envolvendo a Vital Negócios Digitais. No primeiro processo, a Vital Negócios Digitais foi condenada em um caso de rescisão contratual e devolução de valores movido por uma pessoa física.

De acordo com a decisão do Juizado Especial Cível de Caraguatatuba, a empresa não apresentou defesa, resultando em revelia. Com isso, as alegações do autor foram aceitas como verdadeiras, e a empresa foi condenada a devolver R$ 272,04, corrigidos monetariamente.

Publicidade

No segundo processo, relacionado à execução da mesma sentença, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou o bloqueio dos valores devidos pela empresa e determinou a transferência para uma conta judicial. Após ajustes nos cálculos apresentados, o juiz autorizou o levantamento dos valores pelo autor e declarou extinta a execução, indicando que a obrigação foi cumprida.

BinexFund: forte indício de pirâmide

Após lesar milhares de pessoas ao sumir com o dinheiro investido em sua plataforma, a BeeFund simplesmente criou um novo grupo de Telegram e mais uma suposta ferramente para investimento.

A BinexFund funciona exatamente da mesma forma, com promessas de lucro impossíveis de serem cumpridas e usando nomes de empresas famosas, como e-Toro e Fidelity, para passar uma sensação de legitimidade.

Nesse novo esquema, a BinexFund dá forte indício de ser outra pirâmide financeira. Isso porque promete ganhos dos clientes que trouxerem novas pessoas para a plataforma. Esses ganhos não viriam como um bônus pago pela empresa, como é o normal no mercado; o dinheiro seria descontado diretamente das contas dos novos clientes que foram indicados.

Publicidade

Sumiço do dinheiro e pedido de depósito

A BeeFund começou a ganhar força nas redes sociais ao apresentar planos de investimento em criptomoedas com expectativas de retorno de até 12,75% ao dia, ou seja, em um mês o capital do cliente seria multiplicado por 36 vezes. Porém, tão logo ela se tornou mais conhecida, começaram a surgir relatos de que a empresa teria congelado os saques.

Diante da situação, a BeeFund anunciou em grupos de Telegram que iria transformar todo o saldo dos clientes em uma nova criptomoeda chamada BEEB 2.0. Para ter acesso, os clientes teriam que depositar US$ 10 em stablecoin na plataforma até o dia 6 de novembro, sendo que após esse prazo a exigência seria 10% do saldo bloqueado para reaver o valor.