BeeFund: empresa “rouba” imagem de diretora da Fidelity para divulgar fraude com criptomoedas

Plataforma brasileira que prometia lucros de 12% ao dia enfrenta chuva de reclamações sobre saques travados e site fora do ar
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

Shutterstock

Uma suposta plataforma de investimento em criptomoedas do Brasil, BeeFund, está usando nomes de famosos executivos internacionais do setor para tentar passar credibilidade para sua propaganda: rendimentos de até 12,75% por dia. 

O aplicativo apresenta um sistema no qual o cliente supostamente investe em uma carteira montada por profissionais. Um desses seria “Anne Richards”, que daria retorno anual de 1000%, com a condição do dinheiro ficar pelo menos 15 dias na plataforma, mostra reportagem do portal e-investidor.

Publicidade

Porém, Anne Richards é vice-presidente da Fidelity, uma das maiores firmas de investimento do mundo. A executiva já se pronunciou e disse não ter nenhuma relação com a BeeFund. 

E essa não foi a única tentativa da plataforma usar a credibilidade de pessoas reais. O e-investidor aponta que o mesmo ocorreu com outros três executivos e todos já negaram participação na empresa: Jan Brzezek, fundador da Crypto Finance Group, Tobias Reichmuth, fundador de SUSI Partners, e Marc P. Bernegger, empreendedor do setor de tecnologia.

BeeFund: Saques travados e reclamações

Desde o início de outubro, a BeeFund passou a ter muitas queixas de clientes no site Reclame Aqui sobre saques congelados. Diante da situação, a empresa anunciou em grupos de Telegram que irá transformar todo o saldo dos clientes em uma nova criptomoeda chamada BEEB. Porém, para acessar o saldo, o cliente primeiro precisaria depositar US$ 10 em stablecoin.

Agora, nesta quarta-feira (30), o site da empresa saiu do ar, gerando uma nova onda de queixas. Um cliente de São Paulo afirma: “Tenho dinheiro aplicado nesse site e já algum tempo não conseguia tirar, mas hoje notei que o site não abre. Quero deixar registrado essa minha reclamação”.

Publicidade

Outra vítima, de Pouso Alegre (MG), diz: “No dia 30/10 o app BeeFund saiu fora do ar sem nenhuma explicação. Eu tenho investido em ações já tem um tempo, e do nada some do ar! Queremos a resposta como consumidores”.

Aparentemente, a plataforma ainda estava funcionando ontem, conforme aponta um cliente de Maceió: “Ontem entrei normalmente no app e estava com 844 dólares ainda rendendo, porém hoje o site está indisponível, sem opção para entrar. Um absurdo. Gostaria do meu valor de volta”.