“Batalha pela internet”: cofundador do Axie Infinity fala sobre Facebook e metaverso

Jeff Zirlin afirma que está começando a ver que comunidades de internet com poder no mundo físico
Imagem da matéria: “Batalha pela internet”: cofundador do Axie Infinity fala sobre Facebook e metaverso

Foto: Divulgação

Recentemente, o Facebook ampliou seus planos de entrar para o metaverso, não apenas demonstrando sua visão em uma apresentação de streaming, como também se autobatizando com o nome de Meta.

Porém, nem todo mundo está empolgado com as intenções da gigante rede social para o futuro da internet. Nesse grupo está um dos cocriadores do Axie Infinity, o famoso jogo desenvolvido na Ethereum.

Publicidade

Durante um painel de jogos cripto na conferência NFT BZL em Miami na terça-feira (30), Jeff Zirlin (ou “Jiho”), cofundador e líder de crescimento da Sky Mavis, brincou que Meta “copiou nosso logo”, citando similaridades à própria marca do Axie Infinity.

Em seguida, ele falou de forma mais séria sobre o futuro desafio do Facebook e de outras empresas de internet bem-estabelecidas e centralizadas.

“Acredito que estamos entrando em uma batalha pelo futuro da internet”, afirmou Zirlin. “Mas acredito que temos muitas tendências ao nosso favor. Estamos começando a ver que comunidades de internet também estão tendo um poder incrível no mundo físico.”

É uma perspectiva que já ouvimos de diversas formas da comunidade cripto nas últimas semanas, após as iniciativas do Facebook no fim de outubro.

Publicidade

Muitas startups na indústria blockchain estão trabalhando em infraestrutura e ativos que farão parte do proposto metaverso, com foco na interoperabilidade: itens digitais poderão ser amplamente usados entre plataformas e espaços.

Apesar de o Facebook afirmar que irá ajudar a desenvolver o metaverso “de forma responsável” e que não será criado ou controlado por uma empresa, alguns têm suspeitas sobre os objetivos da empresa.

Yat Siu, fundador e presidente executivo da investidora no metaverso Animoca Brands, recentemente contou ao Decrypt que ele considera o Facebook e a gigante empresa chinesa de tecnologia Tencent como uma “ameaça” ao metaverso aberto.

“As apostas vão ficar cada vez mais altas e iremos enfrentar inimigos muito poderosos”, afirmou Zirlin.

“Vão tentar estragar essa coisa linda que construímos porque os ameaça – ameaça seu modelo de negócio, seu modo de viver e sua filosofia”, continuou.

Publicidade

“Iremos ver essa batalha entre comunidades de internet comuns e as grandes corporações que estão basicamente tentando comprar alma da internet.”

Axie Infinity rapidamente se tornou não apenas o jogo blockchain mais bem-sucedido até hoje, mas também o maior projeto NFT em termos de volume negociado. NFTs são tokens exclusivos que representam direitos digitais de governança para um item verificável em blockchain.

O jogo NFT “play-to-earn” possui cerca de 2,8 milhões de usuários ativos diários, afirmou Zirlin e, agora, gerou mais de US$ 3,5 bilhões em transações NFT, segundo dados do site CryptoSlam.

Zirlin também sugeriu, durante o evento, que a crescente base de fãs do Axie Infinity pode se espalhar para o mundo real, conforme locações físicas atuam como núcleos para jogadores ou, até mesmo, a criação de uma nação no mundo real de entusiastas de Axie.

“Acredito que teremos uma transição de sucesso de ser um crescente Estado-nação digital para realmente ter uma terra natal onde todos os donos de Axie sejam bem-vindos”, afirmou.

Publicidade

“Com sorte, poderemos tornar Miami em uma das nossas cidades Axie pelo mundo. Mas acredito que, a longo prazo, precisemos de nossa própria terra natal que seja reconhecida pelas Nações Unidas.”

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.