Banda NFT dos Bored Apes lança novo personagem e prepara álbum completo

Como a Universal Music está preparando a decolagem do Kingship, grupo formado por NFTs das coleções Bored Ape Yacht Club (BAYC) e Mutant Ape
Imagem da matéria: Banda NFT dos Bored Apes lança novo personagem e prepara álbum completo

Kurt the Roadie, o novo personagem do grupo Kingship (Instagram)

Quando o selo 10:22PM da Universal Music Group revelou sua banda virtual Kingship no ano passado, a premissa parecia realmente nova: um grupo formado por personagens virtuais NFTS das coleções Bored Ape Yacht Club (BAYC) e Mutant Ape construídos para o metaverso. Uma espécie de Gorillaz para a era dos criptoativos.

No dia seguinte ao anúncio, o lendário produtor musical Timbaland revelou seus próprios planos para grupos baseados no Bored Apes. Eminem e Snoop Dogg, desde então, usaram seus Apes em um videoclipe e em uma apresentação na MTV. Muitos outros proprietários também criaram personagens musicais com base em Tokens Não Fungíveis.

Publicidade

Um ano depois, mesmo com a concorrência acirrada e da crise no mundo das criptomoedas, o 10:22PM se prepara pra levar a Kingship para voos ainda mais altos.

Nesta semana, a banda estreou Kurt the Roadie, o primeiro personagem de seu mundo que não é um macaco – trata-se de um flamingo rosa.

A imagem de perfil do Ethereum NFT (PFP) foi lançada gratuitamente para todos os detentores dos cartões-chave NFT do Kingship, com cada uma das 5.200 imagens de Kurt apresentando uma mistura generativa de traços desenhados à mão. A arte final será revelada no dia 14 de novembro. Alguns traços foram desenhados em colaboração com Fauntleroy, um notável produtor e compositor que trabalhou com Beyoncé e Bruno Mars.

KINGSHIP - “Rider” BTS Reveal with Hit-Boy and James Fauntleroy
O “lado humano” da Kingship trabalhando nas músicas da banda

“Você está começando a ver toda a equipe criativa mergulhando fundo para o mundo inteiro se unir”, disse a fundadora da 10:22PM, Celine Joshua, ao Decrypt.

Publicidade

Kurt the Roadie não é simplesmente um NFT de bônus para os apoiadores, no entanto. Ele também desempenhará um papel funcional na plataforma metaverso que o selo está construindo para o jogo, servindo ao propósito de levar os personagens dos usuários para um cenário de ilha – como sugere a foto desta reportagem.

Joshua mostrou ao Decrypt uma demonstração técnica do próximo mundo metaverso 3D do Kingship, que é construído com o Unreal Engine e projetado para suportar centenas de usuários simultâneos. Possuir um cartão-chave NFT dá aos titulares acesso a uma das quatro torres desse mundo, enquanto possuir NFTs de todos os quatro membros desbloqueia uma vila flutuante exclusiva.

Criatividade ganhando vida

Construir experiências imersivas e interativas para os fãs de música está no centro do 10:22PM, que Joshua fundou ao ingressar na Universal Music em 2018. Foi estabelecido com foco em criadores e influenciadores de conteúdo, bem como narrativa multimídia e evoluiu para o destino da Universal para experimentação Web3.

“Eu disse, os artistas vão querer ter essa experiência imersiva onde a criatividade ganha vida, quase como a maneira como você constrói um videogame”, ela lembrou ao CEO da Universal Music, Lucian Grainge, ao ingressar.

Publicidade

“É mais divertido”, acrescentou. “Estamos nos divertindo mais criando dessa maneira do que qualquer coisa que eu consegui fazer antes.”

Joshua lembrou-se de ver a convergência de arte e tecnologia em primeira mão enquanto ela subia na indústria da música, começando no departamento de TI da Warner Music. Mais tarde, na Sony, quando o streaming tomou conta da indústria, Joshua trabalhou no lançamento surpresa do álbum auto-intitulado de Beyoncé em 2013 – e viu cada vez mais espaço para experimentação no espaço.

“A partir daí, comecei a ver tudo de maneira muito diferente”, disse ela, “no sentido de um novo formato e como o público e os consumidores queriam interagir com o conteúdo”.

Do Boom para o Crash

Os NFTs de cartão-chave da Kingship foram lançados em maio, vários meses após o anúncio da banda. Ela preparou a Universal para futuros movimentos da Web3 – “Eu garanto a você, não estávamos sentados aqui contando nosso Bitcoin”, disse ela – mas o mundo NFT mudou de boom para melancolia durante esse período.

Ainda assim, à medida que a Kingship gradualmente mostra sua mão antes do lançamento de um álbum completo de músicas e experiências com tokens, o selo está tomando medidas interessantes que podem render mais adoção da Web3 pela indústria.

Publicidade

oshua disse que os acordos de Fauntleroy e Hit-Boy, que atuam como produtores co-executivos do projeto, podem estar entre os primeiros grandes artistas a incluir um componente de contrato inteligente.

Contratos inteligentes contêm o código que alimenta NFTs e aplicativos descentralizados autônomos (apps). Alguns mercados de NFTs recentemente se moveram contra pagar royalties aos criadores, estimulando um debate fervoroso – mas o uso de contratos inteligentes para criação de royalties transparentes e on-chain para artistas ainda é considerado um caso de uso promissor no mundo real para a tecnologia blockchain.

“Eles participam de todos os royalties que avançam em todos os nossos NFTs”, disse Joshua sobre a dupla. “Eles são parte de nós. Eles fazem parte da comunidade. Eles fazem parte da realeza — por que não fariam? Eu acho que esses contratos inteligentes e a forma como pagamos aos artistas em royalties e tudo isso avançará no negócio da música”.

*Traduzido com autorização do Decrypt

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!