O Banco Central da África do Sul anunciou em comunicado veiculado na terça-feira (5) o sucesso da fase de testes da implementação de sistema baseado em blockchain para segurança e validação das transações realizadas eletronicamente no país. O Poject Kokha, como é chamado, foi testado durante 14 semanas e envolveu os principais bancos locais.
Durante o período de testes, o Banco Central (SARB, em inglês) usou o sistema durante intervalos de duas horas para gerenciar transações reais. Segundo o Coindesk, cerca de 70 mil pagamentos são feitos no país diariamente. Com o blockchain, eles levaram entre 1 e 2 segundos para serem completados.
Participaram nos testes os bancos Absa, Capitec, Discovery Bank, FirstRand, Investec, Nedbank, Standard Bank, entre outros. O comunicado também esclarece que a instituição que regula as finanças no país não busca, de uma vez, usar exclusivamente o sistema desenvolvido pela Consensys, startup que opera com tecnologias de ethereum.
Para o SARB, são necessários mais estudos, além de regulamentações mais claras sobre o uso do blockchain para operações financeiras pela instituição.
Os bancos centrais reconhecem amplamente o potencial disruptivo e os riscos prováveis do mercado fintech. Isso impulsionou o SARB a criar estruturas para monitorar e obter visão para o desenvolvimento de regulamentações adequadas ao panorama e respostas adequadas às mudanças promovidas por esse setor.
O sistema usado nos testes faz parte do projeto Quorum, financiado pelo banco de investimentos JPMorgan. Trata-se de uma tecnologia de registro distribuído (DLT, em inglês), em que os pacotes de informação usados para transações estão espalhados por toda a rede de forma criptografada.
- Acompanhe nossa página no facebook: fb.com/portaldobitcoin
BitcoinTrade
Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/