O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, cortou os juros no país em 50 pontos-base, para a faixa entre 4,75% e 5,00%, na primeira redução de taxas desde o início de 2020.
Logo após o anúncio, as criptomoedas tiveram uma reação positiva, com o Bitcoin (BTC) reduzindo as perdas de 24 horas para 0,6%, chegando a US$ 60.500 às 15h20 (horário de Brasília), enquanto na variação de 1 hora os ganhos chegam a 1,4%, segundo o CoinGecko.
Já o Ethereum (ETH) também reduziu sua queda, passando a cair 1% em 24 horas, a US$ 2.340, e valorização de 1,7% em 1 hora. Outras altcoins também ganharam força, com ganhos entre 1% e 2% em 1 hora.
O movimento segue os mercados tradicionais, com os principais índices de ações dos EUA subindo com o corte de juros. O S&P 500, no mesmo horário, registrava alta de 0,5%, enquanto o Dow Jones avançava 0,3%.
Junto com a decisão, o Fed publicou suas projeções, apontando para uma redução de 50 pontos até o fim deste ano, com a taxa de juros no país chegando até 3,4% no fim de 2025.
“O Comitê ganhou maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2% e julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente equilibrados”, diz o documento com a decisão do Fed.
Segundo André Franco, chefe de research do Mercado Bitcoin (MB), o mercado ainda tem muitas dúvidas, o que pode levar a uma maior volatilidade neste primeiro momento.
“Vamos ter outros cortes de juros até o final do ano, que naturalmente injetam ainda mais liquidez no mercado, porém o principal receio hoje do mercado (por isso essa volatilidade agora) é se esses 50 pontos de corte significam que o Fed está vendo uma possibilidade de recessão. Isso é o que tem mais preocupado o mercado”, afirma.
Já Ana de Mattos, analista técnica e trader parceira da Ripio, a redução dos juros é positiva para as criptomoedas. “A grande expectativa é que o Bitcoin e as criptomoedas valorizem no longo prazo, em resposta a um cenário global mais positivo para investimentos de renda variável”, avalia.
Porém, ela alerta que essa valorização recente no preço do Bitcoin “parece ser apenas uma resposta de curto prazo, que será revertida assim que os lucros forem realizados no último topo formado após as notícias”.
Em sua coletiva de imprensa, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que os investidores não devem presumir que o BC americano continuará nesse ritmo daqui para frente.
“Nós esperamos. E acho que essa paciência realmente rendeu dividendos na forma de nossa confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável abaixo de 2%, então acho que é isso que nos permite tomar essa atitude forte hoje”, disse Powell. “Não acho que ninguém deva olhar para isso e dizer: ‘Ah, esse é o novo ritmo’ […] Acho que vamos cuidadosamente reunião por reunião e tomar nossas decisões à medida que avançamos”, completou.
O corte de juros já era amplamente esperado pelo mercado, mas havia um debate sobre a magnitude dessa redução após alguns indicadores econômicos recentes mostrarem sinais mistos sobre o cenário nos EUA.
Esses sinais mistos atrapalham para projeções mais claras tanto do Fed quanto dos analistas. Um corte acelerado demais de juros pode acabar piorando o cenário inflacionário nos EUA, pesando também para o risco do país entrar em recessão, temores que têm mantido investidores preocupados nos últimos meses.
A decisão de reduzir as taxas veio “à luz do progresso na inflação e do equilíbrio de riscos”, diz o BC americano. A votação do comitê foi de 11 a 1, com a governadora Michelle Bowman preferindo um corte de 25 pontos.
Ao avaliar o estado da economia, o comitê julgou que “os ganhos de emprego diminuíram e a taxa de desemprego aumentou, mas continua baixa”. Os funcionários do FOMC aumentaram a projeção para a taxa de desemprego deste ano para 4,4%, ante 4% anteriormente, e reduziram a perspectiva de inflação de 2,6% para 2,3%.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.