Banco Central do Japão quer ouvir a opinião pública sobre um Iene Digital

O banco central do Japão está explorando como uma moeda digital pode ajudar a melhorar os sistemas de pagamento mais tradicionais
Imagem da matéria: Banco Central do Japão quer ouvir a opinião pública sobre um Iene Digital

Foto: Shutterstock

Kazushige Kamiyama, chefe do departamento de sistema de pagamentos do Banco do Japão (BOJ), o Banco Central do país, disse que um iene digital deve ser apoiado pelo público para se tornar uma realidade, de acordo com um relatório da Bloomberg, publicado na sexta-feira (23).

“Ainda não há conclusão. No final do dia, não há como prosseguir sem obter compreensão suficiente do público japonês ”, disse Kamiyama.

Publicidade

O iene digital deve coexistir com o dinheiro

Ele acrescentou que para o BOJ lançar uma moeda digital do banco central (CBDC), o banco central do país deve primeiro garantir que um potencial iene digital possa coexistir com dinheiro e outros métodos de pagamentos eletrônicos e melhorar o ecossistema de transações – sem se tornar apenas uma ferramenta para as políticas monetárias.

“Declaramos claramente que as notas e a moeda digital coexistirão”, observou Kamiyama, acrescentando que “A moeda digital não será útil para aprofundar as taxas negativas porque haverá notas às quais as taxas não podem ser aplicadas”.

Simultaneamente, o BOJ quer acompanhar o Banco Popular da China (PBoC), cujo piloto de seu próprio CBDC, o Yuan Digital, está em pleno andamento. No início de outubro, o PBoC relatou que processou mais de três milhões de transações – no valor de 1,1 bilhão de yuans (US$ 162 milhões) – como parte de seu teste da iniciativa “Moeda Digital, Pagamento Eletrônico”.

“Não é desejável se o que a China está fazendo se tornar impossível de entender para nós”, disse Kamiyama, acrescentando: “Devemos estudar diligentemente”.

Publicidade

Mesmo excluindo a China, a maioria das instituições financeiras em todo o mundo está atualmente estudando a possibilidade de lançar suas próprias moedas digitais. Por exemplo, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, relatou esta semana que cerca de 80% dos bancos centrais estão explorando a ideia de lançar um CBDC. No Brasil, o presidente do Banco Central também já afirmou planos para uma moeda digital em 2022.

Embora a China aparentemente esteja liderando no momento, parece que a corrida ainda está acontecendo.